Para quem que adora sentir aquele frio na barriga, separamos uma lista dos melhores livros de terror para você curtir em sua casa à noite (e preferencialmente sozinho).

Nessa lista, você vai encontrar desde clássicos, como H.P. Lovecraft e Bram Stoker, até histórias novas para você conhecer. Vem ver!

Os melhores livros de terror

São 13 dicas para você se arrepiar. Desde histórias com demônios, suspenses psicológicos, clássicos do terror, vampiros (os clássicos) e casas mal-assombradas. Definitivamente é uma lista de livros de terror para todos os gostos.

1. O Cemitério

Capa do livro O Cemitério de Stephen King

Autor: Stephen King
Compre na Amazon

Sinopse: “Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar em uma pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha.

Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um ‘cemitério’ no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Mas, para além dos pequenos túmulos, há um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras.”

Não poderia começar essa lista sem mencionar Stephen King, o mestre do terror. E ainda mais com O Cemitério, não é mesmo?

2. O Colecionador

Capa do livro O Colecionador, de John Fowles

Autor: John Fowles
Compre na Amazon

Sinopse: “O Colecionador é o primeiro livro de John Fowles, escrito em 1963. O romance narra a história de Frederick Clegg, um funcionário público que coleciona borboletas e, subitamente, se torna dono de uma fortuna. Ele então passa a ter uma ambição: seqüestrar a bela Miranda, seu amor platônico.

A trama se desenvolve com a deformidade da personalidade de Clegg, que tem a seu favor apenas a superioridade de força, contra a vitalidade e inteligência de Miranda que, contando com sua superioridade de caráter, confunde e ofusca o medíocre sequestrador.”

Esse suspense psicológico lançado em 1963 é um dos clássicos do gênero e possui uma trama focada nos conflitos emocionais dos personagens. Além disso, é também uma das melhores edições da editora Darkside. Realmente é um projeto gráfico incrível.

3. O Chamado de Cthulhu

Capa do livro de terror O Chamado de Cthulhu, de H. P. Lovecraft

Autor: H.P. Lovecraft
Compre na Amazon

Sinopse: “Antes que o Homem caminhasse sobre a Terra, dominaram-na os Grandes Antigos, que desde as eras mais remotas aguardam, em outra dimensão, para retomar o que lhes pertence e exterminar a intrusa humanidade. E a porta dessa dimensão só pode ser aberta pelos encantamentos contidos no livro dos mortos, O Necronomicon…

Em O Chamado De Cthulhu, que inaugura os Mitos, uma investigação desvenda, por acidente, o mais macabro culto ancestral praticado pelo homem, bem como o advento de seu monstruoso deus, sepulto numa cidade submersa no oceano…”

H. P. Lovecraft também é outro autor clássico de livros de terror. Ele ficou conhecido pela criação do monstro Cthulhu (hoje muito comentado no mundo nerd), e o culto multimilenar para trazê-lo de volta à vida.

4. Entrevista com o Vampiro

Capa do livro Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice

Autora: Anne Rice
Compre na Amazon

Sinopse: “Uma história que começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, figura apaixonante que terminará, ao longo da série, arrebatando multidões como cantor de rock.”

Não se engane, os vampiros aqui são como antigamente: sanguinários, sombrios e nada românticos. Inclusive são a inspiração para obras mais modernas. Nesse 1º livro das Crônicas Vampirescas, Anne Rice traz os verdadeiros terrores e dilemas de ser um desses monstros, mesmo após já ter sido humano.

Veja uma resenha do blog Olhar Direto

5. Drácula

Capa do livro de terror Drácula, de Bram Stoker

Autor: Bram Stoker
Compre na Amazon

Sinopse: “Drácula, o sinistro conde da Transilvânia, só pode ser morto por uma estaca espetada em pleno coração. Até que alguém consiga fazê-lo, porém, continuará a alimentar-se do sangue de inocentes, e estes, tornados mortos-vivos, passarão também a sofrer da insaciável sede de sangue.

Mas como se conseguirá preparar uma armadilha a um monstro com vastos poderes e com a sabedoria dos séculos?”

O vampiro mais famoso da história, Drácula, já foi tão adaptado que poucos conhecem sua versão original. Mas se você tem curiosidade de conhecer, hoje o conto é de domínio público e pode ser lido gratuitamente.

Mas também para quem gosta de ter livros bonitos na estante, além de uma ótima leitura, a edição preta e dourada da Darkside é uma ótima aquisição.

Quer saber mais sobre essa história que fez tanto sucesso por tantos anos? Tem uma reportagem na revista galileu contando várias curiosidades.

6. Menina Má

Capa do livro de terror psicológico Menina Má

Autor: William March
Compre na Amazon

Sinopse: “Quando nasce a maldade? Nascemos todos inocentes e somos corrompidos pelo mundo à nossa volta? Ou será a maldade uma espécie de semente que carregamos dentro de nós, capaz de brotar mesmo na mais adorável das crianças?

Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.”

Menina Má explora o lado doentio da humanidade através dos olhos de uma mãe que começa a perceber a verdadeira natureza da sua filha de apenas 8 anos. Simplesmente assustador.

7. O Terror

Capa do livro O Terror, de Dan Simmons

Autor: Dan Simmons
Compre na Amazon

Sinopse: “O terror é, ao mesmo tempo, uma aventura histórica e uma fantasia sombria. A partir de uma meticulosa pesquisa, o autor recria de maneira original uma das mais fascinantes histórias da exploração marítima no século XIX, a Expedição Franklin, como ficou conhecida a trágica investida da Marinha Britânica à cobiçada Passagem Noroeste.

Sob a liderança do renomado sir John Franklin e mesmo contando com os equipamentos mais avançados da época, a tripulação de mais de cem homens acabou presa nas geleiras ao norte do Canadá. A luta pela sobrevivência naquele ambiente hostil é o tema da narrativa de Simmons, que adiciona uma misteriosa ameaça aos bravos marinheiros: um predador desconhecido que tenta abrir caminho através dos cascos dos navios.”

O que você faria para se manter vivo? Nesse livro de Dan Simmons, a história da expedição de John Franklin é recriada misturando fatos reais e uma fantasia sombria.

8. Suicidas

Capa do livro Suicidas, de Raphael Montes

Autor: Raphael Montes
Compre na Amazon

Sinopse: “Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – e aparentemente sem problemas – a participarem de uma roleta-russa? Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso.

Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte dos seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo muito maior começa a se revelar.”

Um livro brasileiro que trata de um assunto polêmico e infeliz: um suicídio em massa que coloca em perspectiva muitos pré-conceitos que fazemos das pessoas e dos seus problemas.

9. Frankenstein

Capa do livro Frankenstein

Autora: Mary Shelley
Compre na Amazon

Sinopse: “Obcecado pela morte, Dr. Viktor Frankenstein cria um método para dar vida a uma criatura feita de partes de vários cadáveres. Mas, ao ver o aspecto horripilante de sua invenção, ele não suporta a responsabilidade de seu feito e foge.

Sozinho, o monstro tenta se aproximar das pessoas em vão. Confrontando um cientista ambicioso com um ser que luta para encontrar seu lugar no mundo, o livro é mais que uma história de terror. É uma reflexão sobre a condição humana.”

Quem é o monstro? A criatura estranha criada a partir de um corpo sem vida, ou o seu criador, Victor Frankenstein, que só pensa no próprio ego?

10. Hellraiser – Renascido do Inferno

Capa do livro Hellraiser

Autor: Clive Barker
Compre na Amazon

Sinopse: “Um livro tão assustador que nenhuma editora nacional teve a coragem de lançar. Escrito em 1986, Hellraiser – Renascido do Inferno apresentou ao público os demoníacos Cenobitas, personagens criados por Clive Barker que hoje figuram no seleto grupo de vilões ícones da cultura pop como Jason, Leatherface ou Darth Vader. Toda a perversidade desses torturadores eternos está presente em detalhes que estimulam a imaginação dos leitores e superam, de longe, o horror do cinema.

De leitura rápida e devastadora, Hellraiser conta a história de um homem obcecado por prazeres pouco convencionais que é tragado para o inferno. Inspirado nas afinidades peculiares do autor, o sadomasoquismo é um tema constante em sua arte.”

Se você está procurando por um horror explícito e sobrenatural, cheio de cenas assustadoras e descrições grotescas, vai gostar da história do famoso Pinhead, o sacerdote do inferno.

11. A Casa do Mal

Capa do livro A Casa do Mal

Autor: Dean R. Koontz

Sinopse: “Frank Pollard desperta em uma vila, sem lembrar-se de nada além de seu nome. Mas ele sabe perfeitamente que está correndo enorme perigo. Refugia-se num hotel e, mais de uma vez, acorda com as mãos manchadas de sangue. E, a casa noite que passa, encontra nas mãos e nos bolsos estranhos objetos aterrorizantes…

A ajuda a Frank vem da dupla de detetives Bobby e Julie Dakota, que, por compaixão e curiosidade, concordam em ir até o fundo e desvendar essas misteriosas e amnésicas fugas. Mas, à medida que os Dakota começaram a descobrir para onde se dirige o seu cliente, eles são atraídos a reinos sombrios, onde uma sinistra figura…”

Esse é um terror que mistura sobrenatural com o real, criando um suspense e reviravoltas que não te deixam largar o livro. Com personagens verossímeis e um vilão extremamente cruel, não dá para não ler A Casa do Mal.

12. Ed & Lorraine Warren: Demonologistas

Capa do livro Ed e Lorraine Warren Demonologistas

Autor: Gerald Brittle
Compre na Amazon

Sinopse: “Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema.

Lançado originalmente em 1980, Ed & Lorraine Warren: Demonologistas é, sem dúvida, o mais completo dossiê sobre os exorcistas/caçadores de fantasmas mais famosos do mundo. Virou o livro de cabeceira do diretor James Wan (Jogos Mortais, Invocação do Mal 1 e 2, Annabelle), além de servir de fonte de inspiração para Vera Farmiga, que interpreta a Sra. Warren no cinema.”

Essa biografia com documentos reais sobre o casal de caçador de demônios faz você se perguntar se realmente estamos sozinhos. Você tem coragem?

13. O Demonologista

Capa do livro O Demonologista

Autor: Andrew Pyper
Compre na Amazon

Sinopse: “‘A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe’, escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de O Demonologista, é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal iluminados.

O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico.

Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas uma boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.”

Com uma mistura de suspense, O Demonologista é um dos livros de terror recentes mais aclamados pela crítica. Com uma trama bem construída, você é levado pelas visões do protagonista, sem saber o que é real e o que não é.


Agora você já pode deixar sua leitura mais assustadora. Para você, quais são os melhores livros de terror? Conta nos comentários 🙂

Deixe um comentário