“Mais esperto que o diabo” é um livro de desenvolvimento pessoal (e não religioso, apesar do título dar a entender outra coisa) escrito por Napoleon Hill em 1938, porém postumamente publicado apenas em 2011.
Através de uma narrativa não convencional, o livro aborda a eterna luta interna contra as forças que nos impedem de alcançar nosso pleno potencial, através de um diálogo imaginário com o “Diabo”.
Com essa metáfora, Hill explora atitudes que nos tornam uma presa fácil para “ele”, como ser alienado, ou seja, não pensar por si mesmo, e não ter um propósito definido, e insights sobre como certos hábitos e pensamentos nos conduzem à autodestruição, falta de motivação e fracasso.
Mostrando os lados “negativos” e nossas fraquezas como ser humano, o livro busca mostrar o que não fazer para garantir sucesso e como ter foco e seguir o nosso propósito.
Melhores reflexões e frases de Quem Pensa Enriquece
A pobreza tira dos homens a capacidade de pensar e os torna uma presa fácil para mim. Outra grande arma é a doença. Um corpo doente desencoraja o pensamento.
O diabo falando a seu aprendiz em Mais perto que o diabo
A maioria das pessoas começa a se alienar tão logo encontra a adversidade.
Napoleon Hill
Alienação é se deixar influenciar e controlar por circunstâncias externas à própria mente. O alienado é muito preguiçoso para usar o próprio cérebro. Por isso consigo assumir o controle de seus pensamentos.
O diabo explicando sobre alienação e o poder dado a ele
Nada pode me deter de controlar as pessoas, exceto elas mesmas.
O diabo em Mais espero que o diabo
O não alienado reconhece que a maior parte dos fracassos são apenas derrotas temporárias e que nunca, sob hipótese alguma, aceita a derrota como uma desculpa para se alienar.
Napoleon Hill
Analise as derrotas temporárias e extraia delas a semente de uma vantagem equivalente.
Napoleon Hill
Seja definido em tudo que fizer e nunca deixe pensamentos inacabados na mente. Forme o hábito de alcançar decisões definidas em todos os assuntos e áreas de sua vida.
Napoleon Hill
O homem tem o poder de estabelecer o próprio ritmo de pensamento, contanto que exercite esse privilégio antes de o ritmo hipnótico forçar sobre ele as influências do ambiente.
Napoleon Hill
A pessoa que pensa em termos de miséria, escassez, fracasso, desencorajamento e pobreza atrai essas influências indesejáveis.
Napoleon Hill
O melhor dos planos algumas vezes falha, mas a pessoa que age com definição reconhece a diferença entre derrota temporária e fracasso.
Napoleon Hill
Uma vida com absoluta paz de espírito, contentamento e felicidade sempre se livra de tudo aquilo que não quer. Qualquer um que se submete a coisas que não quer por um longo período é um alienado.
Napoleon Hill
A adversidade quebra velhos hábitos de pensamento e dá a oportunidade de se formarem novos hábitos.
Napoleon Hill
O primeiro dever de cada ser humano é consigo. Cada um deve a si o dever de descobrir como ter uma vida plena e feliz.
Napoleon Hill
Ensine às crianças que suas únicas limitações reais são aquelas impostas por si mesmas ou que permitem que outros estabeleçam em suas mentes.
Napoleon Hill
Ensine as crianças a ser verdadeiras consigo mesmas em todos os momentos e que, considerando-se que não podem satisfazer a todos, devem ter sempre em mente que precisam satisfazer a si mesmas.
Napoleon Hill
A pessoa que não domina a si mesma jamais poderá ser líder de outras.
Napoleon Hill
O descuido na expressão de opiniões que não são baseadas em fatos leva à alienação.
Napoleon Hill
O homem não tem controle sobre nada e de que não tem certeza do uso permanente de qualquer coisa, exceto do poder do seu pensamento.
Napoleon Hill
Todos absorvem consciente ou inconscientemente os hábitos de pensamento dos associados mais íntimos.
Napoleon Hill
Quem foi Napoleon Hill
Napoleon Hill foi um escritor e palestrante americano, nascido em 1883 e falecido em 1970. Ele é mais conhecido por seu livro “Quem Pensa Enriquece”, que se tornou um best-seller mundial e um clássico da literatura de autoajuda.
Hill alega que passou grande parte de sua vida estudando as características e as estratégias das pessoas mais bem-sucedidas de sua época e usou esses insights para criar suas obras. Além de Quem Pensa Enriquece, Hill também escreveu outros livros sobre sucesso pessoal e profissional, como Mais esperto que o diabo.