RF Kuang (ou Rebecca Kuang) é uma jovem escritora americana de descendência chinesa conhecida pela sua série de livros “A Guerra da Papoula“. Por ter conseguido tanta fama e por ainda ser tão nova, a autora entrou na lista Forbes 30 under 30 (30 abaixo de 30 anos), que elenca os jovens mais influentes, na categoria Media!
Apesar de seus livros terem começado no gênero da fantasia épica, agora a sua missão é escrever livros de diversos gêneros. Isso quer dizer que você pode esperar muita diversidade da autora.
Além de escritora, Kuang é Mestre em Filosofia na área de Estudos Chineses e em Estudos Chineses Contemporâneos, e atualmente finalizou o doutorado em Literatura e Línguas do Leste da Ásia na Yale.
1. Trilogia A Guerra da Papoula
A Guerra da Papoula foi o primeiro livro publicado pela R. F. Kuang, quando ela tinha apenas 21 anos. Os dois primeiros livros da série estão na lista dos 100 melhores livros de fantasia segundo a revista Time.
O livro mistura eventos históricos da China do século XIX e XX com elementos de alta fantasia, incluindo magia e outros poderes especiais.
Aqui, além dos fatos históricos, temos a exploração de poderes de uma forma peculiar: através de uso de alucinógenos, no caso, o ópio, substância adquirida através da Papoula e presente em muitos eventos da humanidade.
A Guerra de Papoula é uma série já finalizada.
Livros de A Guerra da Papoula
- A Guerra da Papoula
- A República do Dragão
- A Deusa em Chamas
Conheça cada um dos livros e mais novidades da série no nosso guia completo da trilogia A Guerra da Papoula!
2. Babel: Ou a necessidade de violência
Babel é um livro de um gênero que chamamos de “Dark academia”, livros que se passam no ambiente acadêmico, mas de um jeito mais sombrio, gótico.
Aqui a história se baseia na Revolução Industrial na Inglaterra e a história colonial da China da década de 1830.
O protagonista é Robin Swift, órfão da China levado para Londres por um professor. Por muitos anos, ele se dedica ao estudo de idiomas, e sonha em entrar para uma instituição conhecida como Babel. Lá, além de traduzir, ele também precisará dominar a magia.
Babel teve seus direitos comprados para uma adaptação. A notícia é bem recente, então sem muitas novidades por enquanto.
3. Impostora: Yellowface
Publicado internacionalmente em 2023, e um dos últimos lançamentos de R. F. Kuang, Impostora chegou no Brasil pela editora Intrínseca em 2 de agosto de 2024.
A história dessa vez é uma ficção contemporânea sobre duas autoras, June Hayward e Athena Liu. Athena é a autora queridinha do momento, porém June não tem nenhum destaque.
Até que Athena morre em um acidente e June resolve publicar o romance histórico dela sobre trabalhadores chineses como sendo seu, utilizando um outro nome. Tudo para ela ter o sucesso que acredita que merece.
O livro ganhou como melhor ficção no Goodreads Choice Awards de 2023 e teve seus direitos comprados para uma adaptação pela Lionsgate em outubro de 2024.
4. Katabasis
Katabasis é o futuro lançamento da Kuang, sem ainda muitas informações. Kuang falou um pouco dele em uma entrevista para o The Guardian em 2023.
O livro ainda está em revisão e está previsto para ser lançado internacionalmente em agosto de 2025, de acordo com o site da Amazon.
A história é um pouco… peculiar. É um romance enemies to lovers, com dois acadêmicos rivais. Mas o peculiar é que eles precisam viajar para o inferno para resgatar seu orientador.
É para retratar de forma mais satírica o mundo da academia.
“A academia é esse mundo fechado e bizarro no qual, se você contrariar uma pessoa, ela pode arruinar o resto da sua vida.”
Kuang em entrevista para o The Guardian
Próximos lançamentos da autora
De acordo com uma das newsletters oficiais da autora, ela já está trabalhando em um outro livro além de Katabasis.
Além disso, ela comenta que já terminou um conto… e está trabalhando em uma adaptação de conto também.
Então logo teremos mais novidades sobre as obras de Kuang nas telinhas!
Conheça outros guias de autores
E aí, qual seu livro favorito da Rebecca Kuang? Conheça também outros guias de autores famosos: