Biografia: Quem é Neil Gaiman?

Tudo o que você queria saber sobre Neil Gaiman

Neil Gaiman é um escritor versátil e de grande sucesso. Recentemente, sua obra Deuses Americanos ganhou uma adaptação para a televisão. E ela não foi a primeira. Neil Gaiman é a mente por trás de grandes sucessos, como Sandman e Coraline. O que nos deixa com um pouquinho de curiosidade em conhecer mais sobre esse brilhante escritor.

Quem é Neil Gaiman?

Neil Richard Gaiman nasceu na Inglaterra em 10 de Novembro de 1960 e aprendeu a ler aos seus incríveis 4 anos de idade. Durante toda a sua infância, o autor adorava passar o tempo em bibliotecas devorando livros famosos como As Crônicas de Nárnia, O Senhor dos Anéis e até mesmo Alice no País das Maravilhas.

Para ter visibilidade na sua vida profissional, Gaiman começou a sua carreira de escritor como jornalista. Seu primeiro livro foi uma biografia que levou 3 meses para ser finalizada da banda Duran Duran. Já o segundo foi a biografia de Douglas Adams, criador da série O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Quando jovem, Neil Gaiman conheceu e virou amigo do roteirista Alan Moore (que ainda não era famoso). Nos anos seguintes, o escritor começou a escrever HQs em conjunto com outros escritores ou ilustradores, inclusive o seu primeiro HQ com contrato com a DC Comics, Orquídea Negra.

Ilustração dos quadrinhos Orquídea Negra - DC
Orquídea Negra – Neil Gaiman e Dave McKean

Após o contrato, além de escrever roteiros para quadrinhos, o autor também se aventurou em livros de diversos gêneros, como romance, histórias infantis e histórias para adultos. Já são inacreditáveis 45 obras de Neil Gaiman já publicadas no Brasil.

Hoje, com 57 anos, Gaiman é casado com Amanda Palmer e mora nos Estados Unidos. Também é pai de 4 filhos, 3 de seu antigo casamento com Mary McGrath e um nascido recentemente, em 2015.

Fun facts

A única vez que Gaiman teve medo de estar em um palco foi aqui no Brasil. Isso mesmo. Em 1996, na peça de teatro de Sandman, ele foi levado pelos seguranças por causa da horda de fãs que correram em sua direção. Também foi aqui que ele quebrou o recorde de autógrafos dados, indo até as 2 da manhã e ficando sem voz até o dia seguinte.

Outra coisa muito importante: ele só veste preto. Sempre.

Prova que Neil Gaiman só veste roupas pretas

Livros que influenciaram sua vida

Em uma entrevista, o autor cita 3 obras que mudaram a sua vida:

1. As Crônicas de Nárnia

Neil Gaiman conta que pediu o livro completo para seus pais aos sete anos, no seu aniversário. O que impressionou Neil não foi exatamente a história do livro, mas a forma de escrever de C. S. Lewis . O estilo da narrativa o fez perceber que havia alguém por trás daquelas palavras e que escrever poderia ser divertido para ele também.

2. Elric de Melniboné

Foi esta obra que fez Neil Gaiman descobrir o mundo da ficção científica, da fantasia e do multiverso. O livro fez parte da sua adolescência e teve um grande impacto na sua vida. Caso o livro tenha te despertado curiosidade, o Leitor Cabuloso escreveu um pouquinho sobre ele.

Elric de Melniboné

3. O Monstro do Pântano (Alan Moore)

Aos 16 anos, Neil Gaiman desistiu por um tempo dos quadrinhos e da ideia de que era possível fazer comics que fossem tão interessantes e importantes quando outras mídias. Porém, quando ele leu O Monstro do Pântano, viu que era possível fazer tudo aquilo que ele sonhava. O que se provou uma grande revelação para o autor e transformou também sua carreira na DC.

Reconhecimento na área

Como resultado de seu ótimo trabalho, Neil Gaiman recebeu diversos prêmios, entre eles:

  • 14 prêmios pessoais, como melhor escritor ou defensor da liberdade, de 1992 até 2010
  • 4 prêmios de quadrinhos, de 1994 até 1997
  • 92 prêmios ou méritos por seus livros e outras obras

Ele também é patrocinador de duas entidades:

  • The Open Rights Group – organização que defende os direitos da privacidade e da liberdade de expressão na internet
  • The Science Fiction Foundation – fundação que promove a ficção científica e que reúne aqueles que leem, escrevem e estudam sobre ela.

Roteiro de séries

Gaiman já se aventurou também escrevendo séries de televisão e não foi pouca coisa – ele escreveu nada menos que dois episódios da famosa série Doctor Who.

216 – “The Doctor’s Wife”, em 2011

A esposa do Doutor (em português), é o quarto episódio da sexta temporada da série. Ele foi originalmente planejado para a temporada anterior mas foi recusado por conta do orçamento limitado. Neil Gaiman precisou revisar e ajustar diversas cenas para que então o episódio pudesse ser produzido na série. O episódio foi visto por 7,97 milhões de pessoas no Reino Unido e recebeu críticas positivas.

Doctor Who - Episódio The Doctor's Wife

238 – “Nightmare in Silver”, em 2013

Depois do sucesso de “The Doctor’s Wife”, o produtor executivo Steven Moffat convidou Gaiman para escrever um novo episódio e pediu que tornasse o Cybermen ( uma raça fictícia de cyborgs que estão entre os inimigos mais persistentes do Doctor) “assustador novamente”. Foi no episódio 12 da sétima temporada que Neil retorna para a TV.

Neil Gaiman em Os Simpsons

Toda figura pública que se prese precisa dar uma passadinha em Os Simpsons, não é mesmo? Neil Gaiman já apareceu duas vezes.

A mais recente foi agora em 2017 no episódio especial de Halloween, inspirado em seu livro Coraline. Ele participa do episódio dublando o gato da Lisa. Ele anunciou no twitter depois que um fã acertou quem ele iria dublar: “Aqueles que possuem olhos de águia entre vocês também pode descobrir qual filme ou história vai receber o tratamento de Halloween dos Simpsons nesse ano”.

Os Simpsons: episódio especial de Halloween com Neil Gaiman

Sua outra aparição nos Simpsons foi dublando ele mesmo no episódio “The Book Job”, uma sátira de Onze Homens e um Segredo de Steven Soderbergh. O episódio conta sobre o mundo dos romances de fantasia infanto-juvenil e como Homer tenta montar uma equipe para escrever um livro e ganhar muito dinheiro.

Além dos Simpsons, Neil Gaiman também apareceu no desenho infantil Arthur em uma sessão de autógrafos do seu livro Instruções.

Plágio?

Dentre as muitas criações de Gaiman, Os Livros da Magia gerou algumas discussões.

Os Livros da Magia conta a história de um garoto inglês magro, de cabelo preto, que usa óculos e tem o potencial para ser o maior bruxo do mundo. Veio um nome na sua cabeça? Não é Harry Potter, é Timothy Hunter.

Comparação entre Timothy Hunter e Harry Potter

Os Livros da Magia é o título de uma minissérie escrita por Neil Gaiman e publicada pela DC Comics em 1990. Harry Potter e a Pedra Filosofal só foi lançado 7 anos depois disso e as semelhanças são tão grandes que já abriu discussões sobre plágio.

Porém Gaiman nunca garantiu isso e afirmou que: “O arquétipo do jovem feiticeiro tem vários outros precedentes na literatura”.

Você conhece outra curiosidade sobre o escritor? Conte para nós!