O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs, é uma saga do gênero ficção para jovens leitores. A saga já conta com 8 livros lançados, sendo 2 edições contos extras sobre o mundo peculiar.

Os livros e a história, que foram criados a partir de fotos antigas que o escritor tinha em sua coleção, contam sobre Jacob, um menino que esbarra com o mundo das crianças peculiares.

Essas crianças possuem poderes especiais e são caçadas por outros seres, os acólitos, precisando se esconder em fendas temporais.

Vem conhecer um pouco mais sobre o mundo da saga e a ordem dos livros de O Orfanato da Srta. Peregrine.

Ordem dos livros de O Lar da Srta. Peregrine

Os livros são divididos em 2 principais trilogias principais e mais 2 edições extras. O último livro não foi lançado no Brasil e não tem previsão de lançamento (ainda).

Apesar de as capas parecerem um pouco macabras, a saga tem idade indicativa para acima de 12 anos e não é uma leitura pesada. Ao mesmo tempo, não é escrito de uma forma infantilizada, o que torna a saga da Srta. Peregrine na verdade perfeita para todas as idades.

1. O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Capa do livro O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Páginas: 352
Compre na Amazon

No livro volume 1 de O Lar da Srta. Peregrine, somos apresentados à Jacob, um adolescente de 16 anos nascido em uma família rica. Ele é muito próximo do seu avô, apesar de suas histórias malucas de monstros e crianças com poderes especiais.

Jacob não acredita muito nessas histórias, mas quando seu avô morre nas mãos de um ser que só ele conseguiu ver, ele resolve ir atrás do passado e do orfanato que acolheu o avô durante a guerra.

O livro é um pouco lento e não desenvolve muito o universo peculiar – é bastante focado no desenvolvimento de Jacob sobre o avô falar a verdade ou não – mas é uma boa leitura.

É um livro bem rápido de ler, com fotos desconcertantes no meio da leitura, que termina de um jeito bem promissor. Veja mais nessa resenha de O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.

2. Cidade dos Etéreos

Capa do livro Cidade dos Etéreos

Páginas: 384
Compre na Amazon

Agora com os personagens já apresentados e Jacob aceitando que é peculiar assim como as outras crianças, o mundo do Lar da Srta. Peregrine ganha forma e muita ação neste segundo volume.

Com a Srta. Peregrine presa em forma de ave e sem mais seu lar, as crianças vão precisar mostrar do que seus poderes são capazes fora da fenda temporal. O que é extremamente perigoso, já que elas são presas fáceis no mundo real para os acólitos.

O que mais gostei desse volume é que ele é muito mais focado no universo peculiar. Conhecemos mais a extensão dos poderes de cada criança e sobre como esse mundo funciona. São detalhes que deixaram a leitura positivamente mais macabra, madura e mais intensa. Vem saber mais minha opinião do livro Cidade dos Etéreos.

3. A Biblioteca de Almas

Páginas: 416
Compre na Amazon

Sinopse: Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas.

Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas.

4. Mapa dos Dias

Capa do livro Mapa dos Dias

Páginas: 448
Compre na Amazon

Sinopse: Jacob voltou para sua casa nos Estados Unidos após vencer os etéreos no Recanto do Demônio, mas ainda não sabe como conciliar a vida normal e tudo o que viveu. Agora que Emma, a srta. Peregrine e seus outros amigos vivem com ele no presente, em sua casa na Flórida, vamos acompanhá-los no processo de reconstrução do mundo peculiar.
Mas essa ideia cai para segundo plano quando eles descobrem um bunker subterrâneo na casa onde seu avô morou. A partir daí, surgem pistas de uma organização secreta que caçava etéreos e ajudava peculiares por todos os Estados Unidos, e isso os inspira a sair em uma missão tão perigosa quanto significativa por esse território desconhecido. Um mundo novo, sem regras nem ymbrynes; um país em que clãs vivem em conflito e em que cada fenda temporal esconde criaturas nunca antes vistas.

5. A Convenção das Aves

Páginas: 320
Compre na Amazon

Sinopse: Em A Convenção das Aves, novo capítulo da série criada por Ransom Riggs, a jornada de Jacob pelo perigoso e surpreendente mundo peculiar dos Estados Unidos se transforma numa corrida contra o tempo. Ao lado dos amigos, ele se envolve em uma misteriosa missão: precisa salvar a jovem Noor Pradesh e levá-la até uma mulher poderosa e enigmática conhecida apenas como V.
Noor parece ser a chave de uma profecia antiga que prevê um apocalipse que destruirá tudo e todos. Em seu leito de morte, H. confessa a Jacob que ela será “uma dos sete que emanciparão os peculiares”. Mas quem são os sete? E do que ― ou de quem ― eles serão emancipados? Os questionamentos são muitos, mas a mensagem é clara: Salve Noor, salve os peculiares.

6. As Desolações do Recanto do Demônio

Capa do livro Desolações do Recanto do Demônio

Páginas: 480
Lançamento: 2021
Compre na Amazon

Sinopse: No sexto e último livro da série, As desolações do Recanto do Demônio, Jacob e Noor estão de volta ao lugar onde tudo começou: a casa de seu avô. Os dois não fazem ideia de como escaparam da fenda de V. e foram parar na Flórida, mas de uma coisa têm certeza: Caul ressuscitou do mundo dos mortos.

Após fugirem de um etéreo sedento por sangue, eles vão ao encontro da srta. Peregrine e dos amigos no Recanto do Demônio. O lugar tem sido assolado por pragas inimagináveis, desolações na forma de chuvas de cinzas, sangue e ossos, uma demonstração assustadora da força do exército maldito que Caul, mais perigoso do que nunca, vem reunindo para destruir de vez os peculiares.

7. Contos peculiares (extra)

Capa do livro Contos Peculiares

Páginas: 208
Lançamento: 2016
Compre na Amazon

Contos peculiares é a coleção dos Contos de fadas citada nos livros da saga da Srta. Peregrine. É como se fosse um pedacinho desse universo nas suas mãos.

Ele tem os diversos contos que as crianças usam como dicas e pistas sobre o universo peculiar, como a história da princesa com língua de cobra, o menino que vira gafanhoto e outros mais.

Além de tudo é uma edição maravilhosa.

8. Museu de maravilhas da Srta. Peregrine (Miss Peregrine’s Museum of Wonders)

Capa do livro Miss Peregrine's Museum of Wonders

Páginas: 240

O último lançamento da saga O lar da srta. Peregrine, o livro Museu de maravilhas da Srta. Peregrine é um guia do mundo peculiar. Ele cobre desde como os peculiares se misturam as pessoas normais até as fendas mais populares para visitar como turista.

O guia é feito para todos os fãs da saga que querem conhecer todos os monstros, as histórias, os segredos e, claro, as fotos antigas de Ransom Riggs.

O Museu de Maravilhas da Srta. Peregrine, no original em inglês Miss Peregrine’s Museum of Wonders: An indispensable guide to the dangers and delights of the peculiar world for the instruction of new arrivals, foi lançado em inglês em março de 2022 e ainda não tem data de lançamento para chegar no Brasil.

Mas pelo menos você pode ler em inglês no kindle.

Quer saber sobre todos lançamentos? Se inscreva na newsletter do blog e receba todas as notícias quinzenalmente no seu e-mail:



    Edições da saga O Lar da Srta. Peregrine

    Foto das 3 primeira edições dos livros da saga O Lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares
    Da esquerda pra direita: capa comum do 1º, capa dura do 2º e capa dura do 3º livro.

    A saga da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares tem os livros em capa dura em diferentes cores. A capa do livro em si é bem minimalista, apesar de vir com uma sobrecapa original, que você pode retirar.

    As cores dos livros primeira trilogia:

    1. O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares: Vermelho
    2. Cidade dos Etéreos: Azul claro
    3. Biblioteca de Almas: Verde claro

    A segunda trilogia, O Mapa dos dias, A Convenção das Aves e As Desolações do Recanto do Demônio, são todos com capa dura preta (o que eu prefiro hahahaha).

    Outras sagas literárias para conhecer

    Gostou da saga do mundo peculiar da Srta. Peregrine? Conheça outras sagas literárias aqui no blog:

    Deixe um comentário