O Ciclo da Herança tem um lugar especial no meu coração e, como fã, resolvi fazer mais uma postagem especial e bem completa para falar sobre ele.

A saga de Eragon possui 5 livros publicados até hoje, 4 do ciclo principal e 1 de contos, que seguem a ordem cronológica dos fatos de Alagaësia.

Conheça o Ciclo da Herança:

  1. Ordem dos livros do Ciclo da Herança
  2. Tudo sobre o possível livro 5 de Eragon
  3. Outros possíveis livros
  4. Reboot do filme de Eragon: a série da Disney+

Ordem de leitura do Ciclo da Herança

O Ciclo da Herança, mais conhecido por Eragon, é uma saga de fantasia medieval com elementos inspirados pelo universo de O Senhor dos Anéis e umas pitadas de Duna. Você pode esperar magia, uma nova língua, elfos, plot-twists, bruxas e outros seres misteriosos nesse livro de Christopher Paolini.

Originalmente, o ciclo era para ser apenas uma trilogia, mas por conta da quantidade de história que ainda precisava ser contada depois de Eldest, o escritor resolveu ampliar a saga de Eragon para 4 livros.

1. Eragon (2002)

Capa do livro Eragon, Ciclo Herança

468 Páginas
Compre na Amazon

Eragon conta a história de um filho de fazendeiro que encontra uma joia azul no meio da floresta. Quando a pedra racha durante a noite, Eragon descobre que, na verdade, a joia era um ovo de dragão, criaturas místicas, poderosas e hoje raras nesse mundo.

Com o nascimento de Saphira, os dois criam um laço único, um laço que só existe entre um dragão e um ser humano. Agora, sendo o único cavaleiro de dragão livre, ele vai precisar fugir para não ser levado até o rei que acabou com todos os cavaleiros.

Apesar de suas fraquezas em termos de escrita, Eragon sempre me fascinou. A história, os personagens, o laço entre dragão e cavaleiro. Esses pontos foram o que me fizeram acompanhar a saga até o lançamento do último livro, Herança. Pra saber mais sobre a minha experiência e opinião sobre o livro, é só chegar na resenha de Eragon que escrevi.

2. Eldest (2006)

Capa do livro Eldest

644 páginas
Compre na Amazon

Em Eldest, além da continuação da guerra e do começo do treinamento formal de Eragon, temos a apresentação de uma segunda narrativa protagonizada por seu primo Roran.

Roran, depois da fuga de Eragon, fica sem fazenda, sem emprego e sem poder pedir Katrina, sua amada, em casamento. E para ajudar, ninguém contava que outros seres violentos voltariam à cidade atrás de seu primo – ou de sua própria cabeça.

É um livro um pouco diferente, e o meu menos favorito de todos, mas ainda sim é uma boa continuação da saga. A narrativa de Roran serve para balancear os momentos mais monótonos do treinamento do cavaleiro de dragão. Veja mais detalhes na resenha de Eldest.

3. Brisingr (2008)

Capa do livro Brisingr

708 Páginas
Link da Amazon

Depois de uma batalha decisiva e importante para o futuro da guerra, está na hora de Eragon cumprir todas as suas promessas. Com um começo um pouco lento, e um trecho ainda mais chato sobre a política dos anões, o livro compensa com uma série de lutas do agora mais experiente Martelo Forte.

Outros pontos da guerra, além dos personagens principais, são abordados. Nasuada continua sendo uma personagem incrível, com seus próprios desafios. Até Saphira ganha sua própria narrativa. E o final… bem, só lendo para você saber o que acontece no final. Veja mais no post sobre o livro Brisingr.

4. Herança (2011)

Capa do livro Herança

792 Páginas
Link da Amazon

Herança é, enfim, o último livro da saga. Considerando isso, podia ter metade do seu tamanho. Mas é o momento em que todos os detalhes da última batalha de Eragon e suas consequências são explicadas.

Todo o tom do livro é voltado para um lugar de medo e insegurança. Afinal, Galbatorix é forte demais, inteligente e astuto demais. Então algo diferente precisa ser feito. Algo que ninguém está pensando em fazer, mas que pode ser o único caminho para salvar a todos.

O livro é um bom final da saga. Se despede com certa tristeza e elegância, deixando diversas possibilidades, ainda sim, de continuações (que falarei logo mais).

Se você não se importa com spoilers, pode ler o que achei do último livro nessa resenha de Herança.

5. O Garfo, a Bruxa e o Dragão (contos – 2018)

Capa do livro O garfo, a bruxa e o dragão

227 Páginas
Compre na Amazon

Esse livro é na verdade uma junção de 3 contos, escritos por Christopher e sua irmã, e precisa ser lido apenas como uma coletânea despretensiosa mesmo.

Afinal, não é exatamente uma continuação, mesmo se passando cronologicamente logo após a saída de Eragon de Alagaësia.

O primeiro conto, O Garfo, é sobre uma menininha que se encontra com um aventureiro (sendo ele alguém que você já conhece) e deixa várias pontas abertas para uma continuação.

O segundo conto, a Bruxa, conta um pouco mais sobre os poderes e história de Angela. Esse conto foi escrito pela própria pessoa que inspirou a personagem – irmã do escritor – e por isso é um pouco diferente dos outros.

E por último, o conto O Dragão, é uma lenda dos Urgals. Ele explica melhor sobre a raça em uma história sobre uma Urgal que precisa vingar seu pai de um dragão selvagem.

Eu conto mais o que achei dessa leitura depois de ter lido toda a saga novamente aqui nesse post sobre O Garfo, a Bruxa e o Dragão.

6. Extra: O guia da Alagaësia de Eragon

Foto O guia da Alagaësia de Eragon
Minha edição do guia

Esse é um livro especial para fãs do universo de Eragon, lançado em 2008. É um guia interativo com informações sobre raças, línguas, locais importantes da história, botânica, animais e, claro, dragões e seus eldunari.

É um guia bem bonito mesmo, e não sei se é possível encontrá-lo a venda novo. Parece que em 2021 a Amazon disponibilizou alguns exemplares, mas hoje a venda está sob encomenda.

Tudo sobre o possível livro 5 de Eragon

Ilustração de batalha de Eragon e Saphira

Desde 2014, ou pelo menos até onde eu achei algum histórico, Christopher tem comentado sobre um possível livro 5 da saga.

A promessa era de começar a escrevê-lo logo após seu grande projeto sci-fi – que hoje sabemos que é Dormir em um mar de estrelas, lançado em 2020.

Esse projeto de ficção-científica, em especial, demorou muitos anos para ser concluído. Para ajudar, até então o escritor não comentou mais nada sobre continuar escrevendo sobre Alagaësia.

Apesar de que, no seu último lançamento dos contos, ele comentou que seria uma pena não falar mais desse universo tão grande que ele criou.

A história do livro 5 do Ciclo da Herança seria uma continuação direta do livro 4, Herança, e dos contos de O Garfo, a Bruxa e o Dragão, mas não teria Eragon como personagem principal. Possivelmente seria um cavaleiro(a) de dragão da “nova geração” ou alguém que Angela interagiu anteriormente – mas não as duas mulheres que ela usou os ossos de dragão para ler o futuro.

Como o antagonista, seria algum personagem que já deu as caras no ciclo anteriormente. Algo ou alguém.

Ilustração de Arya

Outra dica que Paolini já deixou é que saberíamos se Arya e Eragon enfim ficam juntos ou não. Ele sempre bate no ponto que os dois ainda vão viver muitos e muitos anos, e que ainda tem muita história para ser contada.

Considerando esses pequenos pedaços de informação que já foram confirmados, eu realmente acredito que nos próximos anos saia um livro 5 de Eragon. Até no site dele ainda há uma página para falar apenas sobre esse projeto.

Na minha visão, os últimos contos já foram um teste justamente para saber se ainda é uma boa ideia para o escritor.

Outros possíveis livros sobre Alagaësia e Eragon

Em uma série de perguntas e respostas, Paolini falou de 3 livros planejados

Eu tenho ao menos 3 (livros) planejados, mas eles não são continuações diretas como o livro 5 será. No fim, vai depender de por quanto tempo eu vou viver. Rs.”

Ele comentou que gostaria de falar sobre Murtagh e Thorn futuramente, mas não era a ideia escrever um livro só sobre eles (apesar que tem um conto só sobre eles).

Christopher também já falou várias vezes sobre um livro só para explicar a história de Angela (que teve seu conto já, afinal de contas) e as duas mulheres misteriosas que tiveram uma interação com a herbologista.

Existe a possibilidade de um reboot do filme de Eragon?

Capa do filme Eagon
O tão detestado filme de 2006

Os direitos autorais de Eragon hoje estão com a Disney, que tem trabalhado com a adaptação mais fiel e reboot de Percy Jackson.

Em 2021 rolou uma chuva no twitter com a #EragonRemake, o que aparentemente chamou a atenção da Disney para essa história. Porém, na época, eles desviaram do assunto falando que ainda precisam voltar a economia da empresa para a qual era antes da pandemia para poder começar um projeto tão grande quanto esse.

Agora, em julho de 2022, a Variety publicou uma notícia falando que a série vai ser realmente produzida e que terá como co-roteirista o próprio Christopher.

Twitter do escritor Christopher Paolini
O Twitter oficial do escritor após a notícia sobre a série sair

Em tradução: “Então, tudo que eu posso dizer é… obrigada. Obrigada a todos que leram os livros, deram suporte no Twitter e participaram desse fandom. Nada disso teria acontecido sem vocês Alagaësians.”

Agora é esperar por mais notícias!

2 comentários

Deixe um comentário