Minhas literaturas de 2017

As minhas 20 leituras de 2017

Para um bom leitor, nada é melhor do que terminar o ano com uma retrospectiva dos livros que leu e planejar a leitura do ano seguinte. Eu adoro organizar os meus livros na estante e já imaginar mais ou menos uma ordem do que vai aparecer na minha cabeceira nos próximos dias.

Para saber o que eu li e o que está por vir, confira o meu resumo literário de 2017 por ordem cronológica:

Livros que eu li em 2017

Capa da novel Fate/Zero volume 2

Fate/Zero #02

Minha nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
O que achei: Fate/Zero é uma novel (livro com ilustrações) japonesa que derivou do anime homônimo. Confesso que eu gosto muito da história da saga Fate, e não tinha como eu não gostar desse livro. As histórias japonesas me fascinam justamente porque conseguem sair mais do óbvio do que os clássicos americanos.

Capa do livro O Nome do Vento

O Nome do Vento

Minha nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
O que achei: Com certeza essa foi uma das leituras mais longas e mais rápidas que eu fiz esse ano. Esse livro realmente encanta e vale muito a pena para quem adora fantasia medievais! Você poder ler a minha resenha de O Nome do Vento para conferir todos os detalhes.

Capa do livro Dragões do Crepúsculo do Outono

Dragões do Crepúsculo do Outono

Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: Essa saga é um pouco chata de ler. O livro é apenas o segundo da série e eu acabei nem comprando o terceiro. Apesar da leitura lenta, eu gostei da ambientação Dungeous&Dragons e dos personagens do livro. Todos tem uma personalidade bastante marcante e as vezes até um pouco caricata.

Capa do livro A Maldição do Tigre

A Maldição do Tigre

Minha nota: ⭐⭐
O que achei: O assunto delicado do ano 😋. Quando comprei o box da série, achei que seria uma história a la Rick Riordan, só que com mais romance. Como estava enganada! Como sempre sou sincera, eu fiz a minha primeira resenha negativa aqui no blog, apontando os 5 motivos para eu não indicar A Maldição do Tigre.

Capa do livro O Resgate do Tigre

O Resgate do Tigre

Minha nota: ⭐
O que achei: Aqui que a história da Saga do Tigre decaiu violentamente com o triângulo amoroso entre os irmãos e a personagem principal. Mas, por eu ser muito teimosa e já ter gasto o meu dinheiro, continuei a leitura.

Capa do livro Trabalhe 4 Horas por Semana

Trabalhe 4 Horas por Semana

Minha nota: ⭐⭐⭐⭐
O que achei: Este livro de não-ficção me fez pensar muito sobre o trabalho e o meu tempo. Ele é resumidamente sobre trabalhar menos, ser mais produtivo e ganhar mais.
Apesar de ser muito voltado para o mercado americano, tem várias coisas que conseguimos aproveitar para o nosso dia a dia.

A Garota no Trem - Capa do Livro de Paula Hawkins

A Garota no Trem

Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: Recomendado por uma amiga, esse livro de thriller psicológico me deixou até um pouco ansiosa para entender o que estava por trás do desaparecimento de uma das personagens. Você pode ler mais sobre a minha opinião na resenha de A Garota no Trem aqui do blog.

Capa do livro Fate/Zero #03

Fate/Zero #03

Minha nota: ⭐⭐⭐⭐
O que achei: Ótima continuação da Novel! É nesse volume que as batalhas começam e os esquemas acontecem.

A Canção do Sangue - Capa do Livro de Anthony Ryan

A Canção do Sangue

Minha nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
O que achei: Maravilhoso! A Canção do Sangue é aquela velha história de fantasia medieval, mas com o ‘que’ a mais: uma magia antiga, mistificada e proibida pela religião do país. A resenha de A Canção do Sangue foi o primeiro post do blog e iniciou toda esse incrível projeto que é o Amor por Livros.

Capa do livro O Pedido, da série A Mediadora

A Mediadora – O Pedido

Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: Quando eu era criança, eu simplesmente adorava a saga A Mediadora. Li e reli incontáveis vezes e me identificava muito com a personagem principal (uma ‘bad girl’). O conto O Pedido se passa poucos anos depois do final do último livro, e antecede o retorno de Suze Simon com o livro Lembranças, lançado em 2016. Recomendo para matar a nostalgia. 😊

Capa do livro Alice's Adventures in Wonderland

Alice’s Adventure in Wonderland

Minha nota: ⭐⭐⭐⭐
O que achei: Eu sempre quis conhecer a verdadeira história de Alice no País das Maravilhas. Quando vi o livro de graça na Amazon, logo resolvi comprar e me jogar na leitura. Além de ter sido muito divertido, também aproveitei para dar uma treinada no inglês.

Capa do livro A Viagem do Tigre

A Viagem do Tigre

Minha nota: ⭐
O que achei: Após uma trégua com outros livros, continuei a minha árdua tarefa de terminar a leitura da saga. A história continuou ruim, mas eu tinha que terminar de ler os 4 livros.

Capa do livro Reengenharia Mental

Reengenharia Mental

Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: Livro curto sobre como mudar a forma de pensar e ser uma pessoa mais positiva. Acabei não escrevendo uma resenha porque não me impactou muito, mas é uma boa leitura para aqueles dias que precisamos de algumas palavras para nos por para cima.

Capa do Livro O Clã dos Magos

O Clã dos Magos

Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: O primeiro livro dessa tão famosa saga me decepcionou um pouco. A ambientação é legal, mas a história foi muito enrolada para o meu gosto. Estou sinceramente esperando que a continuação seja mais empolgante. Você pode conferir todos os meus pontos positivos e negativos na resenha de O Clã dos Magos.

Capa do livro Belgravia 01 - Dançando para a Batalha

Belgravia: Dançando para a batalha

Minha nota: ⭐⭐⭐
O que achei: Esse livro de romance de época foi pensado exclusivamente para o modelo de e-book. Você não compra o livro inteiro, mas sim os capítulos separadamente, como se fosse um seriado. O primeiro capítulo é de graça na Amazon e já dá um bom gosto da narrativa, dos personagens e na intensidade da história. Nada extraordinário, mas interessante.

Capa do livro Egito: Terra dos Faraós

Egito: Terra dos Faraós

Minha nota: ⭐⭐
O que achei: Sempre me encantei pela capa dourada e as páginas em preto desse livro. Mas, infelizmente, o livro é meio mal escrito. Não tem uma linha cronológica, o escritor vai e volta nos faraós e deixa algumas pontas soltas. As imagens e a edição são maravilhosas, mas pecaram muito no texto.

Capa do livro O Destino do Tigre

O Destino do Tigre

Minha nota: ⭐
O que achei: Finalmente, o fim! O casal se define, os ‘mistérios’ são mais ou menos respondidos e até rola casamento. É isso aí, consegui finalizar a saga.

Capa do livro Não Me Faça Pensar

Não me faça pensar

Minha nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
O que achei: Não me faça pensar é a leitura básica para todos que trabalham com interfaces digitais. Ele tem várias dicas práticas para construções de sites e também de como fazer testes de usabilidade com custos mínimos. O máximo desse livro é que ele é cheio de tiradinhas engraçadas, que minimizam um pouco o peso da leitura. Eu gostaria que todos os livros didáticos fossem assim 🙂

Capa do livro Fate/Zero #04

Fate/Zero #04

Minha nota: ⭐⭐⭐⭐
O que achei: Continuação e quase finalização da novel de Fate/Zero. Uma boa leitura, com vários destaques para as verdadeiras essências dos personagens. Muito mais brutal que o anime, na verdade.

Capa do livro A Fonte, de Sylvia Wallace

A Fonte

Minha nota: ⭐⭐
O que achei: A Fonte é um livro bem raso, mas bem à frente do seu tempo. Ele fala sobre feminismo, isso em 1980, quando o assunto era ainda menos comentado. Não achei que valia a pena fazer uma resenha porque a história não tinha bem um enredo elaborado.

Meus destaques de 2017

Favorito:

🏆 O Nome do Vento

Menção honrosa:

🏅 A Canção do Sangue

Decepção:

🏴 O Resgate do Tigre

O que deve vir em 2018

A Aprendiz
O Lorde Supremo
The Complete Folk & Fairy Tales of The Brothers Grimm
Os Segredos da Mente Milionária
O Temor do Sábio
Grid: construção e desconstrução
Sword Art Online
O Livro das Sombras
Coração de Tinta
Divergente
Contos Inacabados

Deixe sua opinião

Qual dos livros que você mais gostaria de ver aqui no blog para o ano de 2018?
Ou qual livro você me recomendaria ler?

Claro que eu não podia esquecer a mensagem de fim de ano, né?
Desejo que todos vocês tenham ótimas festas, muitos livros e muitas histórias incríveis no ano que vem. Feliz 2018!