A Roda do Tempo é uma série de fantasia medieval de Robert Jordan. Com um gigantesco universo para ser explorado, a série foi escrita entre 1990 e 2013 e possui 14 livros e mais uma prequel.

A saga, em inglês The Wheel of Time, também também recebeu uma série pela Amazon Prime em novembro de 2021, já com a segunda temporada garantida pelo serviço de streaming.

Confira os livros de A Roda do Tempo em ordem de leitura para você não perder nenhum detalhe.

Navegue pelo post:

Ordem dos livros de A Roda do Tempo

Antes de falar sobre a ordem dos livros de A Roda do Tempo, vale lembrar que esta é uma das sagas que está na nossa lista de melhores livros de fantasia épica e medieval. Lá nós falamos que é uma das poucas histórias que competem com a grandiosidade e detalhamento de J.R.R. Tolkien.

Isso porque, além de A Roda do Tempo possuir 15 volumes (contando com uma prequel da história), os livro tem mais de 500 páginas cada, com muitos personagens e tramas para serem explorados.

No Brasil, os livros foram traduzidos apenas até o volume 7. O último volume foi lançado em 2021.

0.1 New Spring (Nova primavera – Prequel)

Capa do livro New Spring, A Roda do Tempo

Livro sem tradução para o português
Páginas: 304
Comprar na Amazon

Sinopse com tradução livre: New Spring começa com a jornada de Moiraine e Lan em busca do Dragão Renascido que irá desencadear os eventos de O Olho do Mundo… e o encontro deles com Rand al’Thor. New Spring dará uma boa base para os leitores de fantasia que estão esperando para saber mais sobre A Roda do Tempo.

1. O Olho do Mundo

Capa do livro O Olho do Mundo, A Roda do Tempo

Páginas: 800
Comprar na Amazon

Sinopse: No cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al’Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno — o mais rigoroso das últimas décadas —, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira.

Quando a vila é invadida por bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand e seus amigos a escapar dali, como os conduz àquela que será a maior de todas as jornadas. A desconhecida é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido — aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.

2. A Grande Caçada

Capa do livro A Grande Caçada, A Roda do Tempo

Páginas: 782
Comprar na Amazon

Sinopse: A Roda do Tempo gira, e Eras vêm e vão, deixando memórias que se transformam em lendas. Há séculos os menestréis narram a Grande Caçada à Trombeta de Valere, que muitos pensavam não passar de uma história, e agora foi encontrada. Ela seria usada para convocar heróis mortos de seus túmulos para lutar contra o Tenebroso, mas alguém a roubou.

Rand al’Thor, Mat Cauthon e Perrin Aybara juntam-se aos soldados shienarianos, dispostos a sacrificar a própria vida para recuperar o artefato. No entanto, há algo que Rand teme ainda mais do que as forças do Tenebroso: a mácula de saidin. Rand sabe que está condenado à loucura e à morte e se pergunta se conseguirá ajudar seus amigos antes que isso aconteça ou se será ele próprio o responsável por destruí-los.

3. O Dragão Renascido

Capa do livro O Dragão Renascido

Páginas: 652
Comprar na Amazon

Sinopse: As profecias do Dragão predizem que a Pedra de Tear, a lendária fortaleza, cairá quando Callandor, A Espada Que Não Pode Ser Tocada, for empunhada pelo Dragão. Será um dos sinais de que ele de fato renasceu e que a Última Batalha se aproxima. Rand al’Thor, recém-proclamado Dragão Renascido, ainda tem dúvidas sobre seu destino, e decide que é hora de partir sozinho em sua jornada.

Enquanto isso, Nynaeve, Egwene e Elayne seguem para Tar Valon, onde Mat precisa ser Curado ou morrerá. Entretanto, com a presença da Ajah Negra na Torre Branca, as jovens logo descobrem que suas próprias vidas correm perigo. Perrin, por sua vez, acompanha Moiraine na busca por Rand. Todos os caminhos parecem levar a Tear, onde o Dragão Renascido enfrentará um desafio que pode pôr tudo a perder.

4. A Ascensão da Sombra

Capa do livro A Ascensão da Sombra

Páginas: 992
Comprar na Amazon

Sinopse: Os lacres de Shayol Ghul enfraquecem, e o Tenebroso avança. A sombra se ergue para encobrir definitivamente a humanidade.

Em Tar Valon, Min tem visões de um destino terrível. Será o fim da Torre Branca? Em Dois Rios, os Mantos-brancos caçam o homem de olhos dourados e o Dragão Renascido. Em Cantorin, junto ao povo do mar, A Grã-lady Suroth vislumbra o retorno dos exércitos Seanchan ao continente. Enquanto na Pedra de Tear, o Lorde Dragão planeja seu próximo passo e ninguém será capaz de prevê-lo. Nem a Ajah Negra, as nobres de Tairen ou as Aes Sedai, nem mesmo Egwene, Elayne e Nynaeve.

Declarado o escolhido da antiga profecia, Rand al’Thor, o Dragão Renascido, precisa seguir em frente e cumprir seu destino: proteger o mundo do retorno do Tenebroso.

5. As Chamas do Paraíso

Capa do livro As Chamas do Paraíso

Páginas: 912
Comprar na Amazon

Sinopse: Depois de uma perigosa jornada ao Deserto Aiel, Rand se consagrou como Aquele Que Vem Com a Aurora, conforme profetizado por seu novo povo. Ter um exército de homens e mulheres extremamente hábeis na batalha deveria ser uma vantagem, mas, conforme se apega aos novos aliados, o Car’a’carn, chefe dos chefes, se sente cada vez mais vulnerável às tramas de seus inimigos.

Enquanto isso, Nynaeve e Elayne perdem aliadas importantes e ganham uma poderosa inimiga. Após a expulsão de Siuan Sanche da Torre Branca, as duas Aceitas devem tentar encontrar as poucas Aes Sedais que continuam fiéis à sua causa. Porém, Moghedien está à espreita, determinada a capturar Nynaeve em sua teia.

6. O Senhor do Caos

Capa do livro O Senhor do Caos

Páginas: 1072
Comprar na Amazon

Sinopse: Recuperando-se em meio às Sábias, Egwene deseja prosseguir por conta própria em seus estudos sobre o Mundo dos Sonhos, mas ainda precisa aprender uma dura lição sobre o código de honra Aiel. Em Salidar, a lealdade de Elayne e Nynaeve às dissidentes da Torre Branca as coloca em uma posição difícil: elas devem tentar proteger as Aes Sedai de si mesmas.

Mat e Perrin, por sua vez, precisam arriscar a própria vida para seguir Rand. Enquanto isso, o Dragão se divide entre governar Cairhien e Caemlyn, sem jamais encontrar refúgio das decisões difíceis e da voz de Lews Therin, que ameaça fazê-lo sucumbir à loucura.

7. Uma Coroa de Espadas

Capa do livro Uma Coroa de Espadas

Páginas: 848
Comprar na amazon

Sinopse: No sétimo volume da série, Elayne, Aviendha e Mat estão cada vez mais perto do ter’angreal, que pode reverter a onda de calor que se alastra pelo mundo e restaurar o clima natural. Em meio à rede de tramas das Aes Sedai de Salidar, Egwene começa a reunir diferentes tipos de mulheres capazes de canalizar, algumas de origens surpreendentes.

Já Rand prepara-se para enfrentar o Abandonado Sammael nas sombras de Shadar Logoth, onde uma entidade sedenta por sangue, Mashadar, está à espreita, pronta para dominar sua presa.

8. The Path of Daggers (O Caminho das Adagas)

Capa do livro The Path of Daggers, A Roda do Tempo

Livro sem tradução para o português
Páginas: 624

Sinopse traduzida: A força de invasão Seanchan está em posse de Ebou Dar. Nynaeve, Elayne e Aviendha dirigem-se ao trono legítimo de Caemlyn e Elayne, mas no caminho descobrem um inimigo muito pior do que os Seanchan.

Em Illian, Rand promete fazer Seanchan retornarem como já fez antes. Mas sinais de loucura estão aparecendo entre os Asha’man.

Em Ghealdan, Perrin enfrenta as intrigas de Whitecloaks, invasores Seanchan, o disperso Shaido Aiel e o próprio Profeta. A amada esposa de Perrin, Faile, pode pagar com sua vida, e o próprio Perrin pode ter que destruir sua alma para salvá-la.

Enquanto isso, os rebeldes Aes Sedai sob liderança da jovem Amyrlin, Egwene al’Vere, enfrenta um exército que pretende mantê-los longe da Torre Branca. Mas Egwene está determinada a destituir a usurpadora Elaida e reunir os Aes Sedai. Ela ainda não entende o preço que os outros – e ela mesma – pagarão.

9. Winter’s Heart (Coração de Inverno)

Capa do livro Winter's Heart, A Roda do Tempo

Livro sem tradução para o português
Páginas: 705

Sinopse traduzida: Rand está fugindo com Min, e em Cairhein, Cadsuane está tentando descobrir onde ele está indo. O destino de Rand é, de fato, um que ela nunca considerou.

Mazrim Taim, líder da Torre Negra, é revelado como um mentiroso. Mas o que ele está tramando?

Perrin está procurando desesperadamente por Faile. Com Elyas Machera, Berelain, o Profeta e um “exército” muito misto de forças díspares, ele está se movendo pelo país repleto de bandidos e Seanchan errantes. Os Renegados estão cada vez mais presentes, e unidos, e o homem chamado Slayer espreita Tel’aran’rhiod e o wolfdream.

Em Ebou Dar, a princesa Seanchan conhecida como Filha das Nove Luas chega – e Mat, que estava se recuperando no Palácio Tarasin, é apresentada a ela. O casamento que foi predito acontecerá?

10. Crossroads of Twilight (Encruzilhada do Crepúsculo)

Capa do livro Crossroads of Twilight, A Roda do Tempo

Livro sem tradução para o português
Páginas: 627

Sinopse traduzida: Fugindo de Ebou Dar com a Filha das Nove Luas sequestrada, com quem ele está destinado a se casar, Mat Cauthon descobre que não pode mantê-la nem deixá-la ir, pela segurança dos dois que estão sendo perseguidos tanto pela Sombra quanto pelo poder de o Império Seanchan.

Perrin Aybara busca libertar sua esposa, Faile, uma prisioneira do Shaido, mas sua única esperança pode ser uma aliança com o inimigo. Ele pode permanecer fiel a seu amigo Rand e a si mesmo? Por seu amor por Faile, Perrin está disposto a vender sua alma.

Em Tar Valon, Egwene al’Vere, a jovem Amyrlin líder dos rebeldes Aes Sedai, sitia o coração do poder de Aes Sedai, mas ela deve vencer rapidamente, com o mínimo de derramamento de sangue possível, pois a menos que as Aes Sedai sejam reunidas, apenas o homem Asha’man permanecerá para defender o mundo contra o Escuro, e nada pode impedir os próprios Asha’man do poder total, exceto as Aes Sedai e uma Torre Branca unificada.

11. Knife of Dreams (Faca dos Sonhos)

Capa do livro Knife of Dreams, livro 11 de A Roda do Tempo

Livro sem tradução para o português
Páginas: 886

Sinopse traduzida: Sem o conhecimento de Rand, Perrin fez sua própria trégua com o Seanchan. É um acordo feito com o Dark One, aos seus olhos, mas ele fará o que for necessário para resgatar sua esposa, Faile, e destruir o Shaido que a capturou. Entre os Shaido, Faile trabalha para se libertar enquanto esconde um segredo que pode dar a ela sua liberdade ou causar sua destruição. E em uma cidade chamada Malden, o arco longo de Dois Rios será comparado com lanças Shaido.

Fugindo de Ebou Dar através de Altara com a Filha das Nove Luas, Mat tenta cortejar a mulher com quem ele é semi-casado, sabendo que ela terminará a cerimônia eventualmente. Mas Tuon friamente o conduz em uma alegre perseguição enquanto ele descobre que até mesmo um presente pode ter um significado profundo entre o Sangue Seanchan e o que ele pensa que sabe sobre as mulheres não é suficiente para salvá-lo.

12. The Gathering Storm (A Tempestade Acumulada)

Capa do livro The Gathering Storm, A Roda do Tempo

Finalizado por Brandon Sanderson
Livro sem tradução para o português
Páginas: 861

Sinopse traduzida: Tarmon Gai’don, a Última Batalha, assoma. E a humanidade não está pronta.

Neste romance épico, a série internacional de best-sellers de Robert Jordan começa sua dramática conclusão. Rand al’Thor, o Dragão Renascido, luta para unir uma rede fragmentada de reinos e alianças em preparação para a Última Batalha. Enquanto ele tenta impedir a invasão de Seanchan em direção ao norte – desejando que ele pudesse formar pelo menos uma trégua temporária com os invasores – seus aliados assistem aterrorizados a sombra que parece estar crescendo dentro do coração do próprio Dragão Renascido.

13. Towers of Midnight (Torres da Meia-noite)

Capa do livro Towers of Midnight, A Roda do Tempo

Finalizado por Brandon Sanderson
Livro sem tradução para o português
Páginas: 977

Sinopse traduzida: Em Towers of Midnight, a Última Batalha começou. Os selos da prisão do Escuro estão desmoronando. O próprio Padrão está se desfazendo, e os exércitos da Sombra começaram a ferver para fora da Praga.

O sol começou a se pôr na Terceira Era.

Perrin Aybara agora é caçado por espectros de seu passado: Whitecloaks, um matador de lobos e as responsabilidades da liderança. O tempo todo, um inimigo invisível está lentamente puxando um laço apertado em volta do seu pescoço. Para prevalecer, ele deve buscar respostas em Tel’aran’rhiod e encontrar uma maneira – finalmente – de dominar o lobo dentro dele ou se perder para sempre.

14. A Memory of Light (Uma Memória de Luz)

Capa do livro A Memory of Light, A Roda do Tempo

Finalizado por Brandon Sanderson
Livro sem tradução para o português
Páginas: 1025

Sinopse traduzida: A Roda do Tempo gira e as Eras vêm e vão, deixando memórias que se tornam lendas. A lenda se transforma em mito, e até mesmo o mito é esquecido há muito tempo quando a Era que o deu origem retorna novamente. Na Terceira Era, uma Era de Profecia, o Mundo e o Tempo estão em jogo. O que foi, o que será, e o que é, ainda pode cair sob a Sombra.

Editado pela viúva de Jordan, que editou todos os livros de Jordan, A Memory of Light irá encantar, encantar e satisfazer profundamente todas as legiões de leitores de Jordan.

Uma curiosidade: de acordo com o wikipedia, para você ler a saga inteira você vai precisar de 19 dias, 5 horas e 25 minutos ininterruptos.

Porque a conclusão de A Roda do Tempo foi escrita por Brandon Sanderson

Capa dos livros The Gathering Storm, Towers of Midnight e A Memory of Light, escritos por Jordan e Sanderson

Hoje a saga já está completa, mas foi por pouco. Infelizmente o escritor Robert Jordan faleceu em 2007, com apenas 58 anos, antes de poder finalizá-la.

O autor era tão dedicado a sua história que, logo depois que descobriu sua doença no coração, ele deixou extensas anotações de qual seria o final de A Roda do Tempo. Tudo isso para que outra pessoa pudesse escrevê-lo do jeito que ele gostaria, só para caso algo acontecesse. E infelizmente aconteceu.

Apesar de a série não ser muito popular aqui no Brasil, ela tem uma base de fãs muito grande em outros países. Então depois que o escritor faleceu, sua esposa, sabendo da importância do trabalho de Jordan, escolheu o maravilhoso escritor (e fã) Brandon Sanderson, autor da saga Mistborn, para dar continuidade e finalizar a história de A Roda do Tempo.

Os escritos deixados por Jordan eram para serem supostamente do último livro, A Memory of Light, mas Brandon resolveu reparti-lo em 3 novos volumes pela quantidade de história que ainda precisava ser contada.

Sobre o lançamento de futuros livros de A Roda do Tempo

De acordo com o blog do escritor Brandon Sanderson, ele e a esposa de Jordan concordaram que não haverão mais livros dessa saga.

O autor original pretendia lançar outra trilogia, chamada de Outriggers, mas ele não gostaria que isso fosse feito por outro escritor, preferindo terminar os livros no título A Memory of Light mesmo. E ele também não deixou muitos anotações sobre a história de qualquer forma, tornando o trabalho quase impossível.

Tudo o que é bom tem um fim. Este é o nosso.

Brandon Sanderson

Eu particularmente não conhecia a Roda do Tempo há muito tempo atrás, mas já estou muito animada para ler o segundo livro!

Quais outras curiosidades vocês gostariam de saber sobre a saga?

3 comentários

  1. Caramba, quanta coisa nessa história! Quando sai a série mesmo?

    Realmente parece muito interessante e só de pensar que talvez essa história possa preencher o vazio que a última temporada de GoT deixou em todos é realmente animador, hahaha (chorrindo).

    Enfim, vou acompanhar por aqui e ver o que vem pela frente 😀

    • Pois é! Hahahahhahah
      A série de A Roda do Tempo ainda não tem data de lançamento, a Amazon tá deixando a gente na curiosidade por enquanto. 😛

      Tem tudo mesmo para ser uma série bem completa, apesar de eu não saber ainda como será a produção da Amazon. Ela também está fazendo a série de O Senhor dos Anéis, então vamos esperar boa coisa.

Deixe um comentário