Quem é fã de livros de romance sabe: ler esse gênero é querer ter o coração quentinho ou devastado (de acordo com sua preferência hahaha).

Se você está buscando a próxima leitura, eu selecionei os 14 melhores livros de romance para você se apaixonar! A lista está recheada de histórias lindas, comoventes, casais perdidamente apaixonados e muitas lágrimas para rolar.

Os melhores livros de romance

Sempre tem aquela história de amor que nos inspira, não é mesmo? Mas melhor que isso é poder embarcar em romances que nos tiram da zona de conforto.

Por isso, escolhi títulos diversificados para você incluir na sua leitura. Tem finais felizes, alguns nem tanto, amor fraterno, de época e homoafetivo. Sim, por que amor não tem julgamentos e nem receita.

O que não falta é um romance para chamar de seu.

1. Como eu era Antes de Você

Capa do livro de romance Como eu era antes de você, de Jojo Moyes.


Autora: Jojo Moyes
Lançamento: 2013
Páginas: 320
Compre na Amazon

Como eu era antes de você tocou o meu coração de várias formas, mas principalmente pelo desenvolvimento da personagem principal. Apesar de ser um pouco polêmico, não tem como não amar essa história.

Louisa Clark é uma menina perdida no tempo. Ela mora com a família, está no mesmo emprego há alguns anos e tem um namorado que não tem muito a ver com ela.

Quando ela é enfim demitida do emprego, ela encontra uma nova oportunidade para ser cuidadora de um homem tetraplégico. Ele era muito rico e bem-sucedido, mas um acidente fez ele desistir de tudo que ele mais gostava na vida. É neste encontro que ambos vão aprender mais sobre si mesmos.

É um livro engraçado, dramático, triste e muito humano. Também faz parte de uma trilogia, que tem sequência com ‘Depois de você’ e ‘Ainda sou Eu’.

2. Orgulho e Preconceito

Capa do livro Orgulho e Preconceito


Autora: Jane Austen
Lançamento: 1813
Páginas: 352
Compre na Amazon

Não tem como falar de livro de romance sem falar do maior clássico de todos e um dos maiores livros de Jane Austen.

Sim, Orgulho e Preconceito me encantou por sua narrativa e história cheia de detalhes e cenas inesperadas.

É uma obra com muitas camadas diferentes, apesar de a primeira vista parecer um romance simples. O livro tem personagens bem estruturados, muita sátira e ainda um romance de deixar o coração quentinho.

Elizabeth, a protagonista, é sarcástica, viva e inteligente. Não de um modo rebelde, afinal ela tem relativos bons modos e sabe cantar e tocar, mas é uma rara alma que não se preocupa com o que vão pensar sobre ela. Ela é crítica sobre os outros e, apesar de bem-humorada e bem resolvida consigo mesma, não se deixa ser enfrentada ou persuadida contra sua vontade.

Até que o Sr. Darcy aparece na cidade, ferindo seu orgulho e mostrando ser tudo que ela mais detesta. Vem ler a nossa resenha de Orgulho e Preconceito e entender porque esse livro é tão marcante.

3. Um Porto Seguro

Capa do livro de romance Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks.


Autor: Nicholas Sparks
Lançamento: 2012
Páginas: 254
Compre na Amazon

Nicholas certamente é um ícone dos livros do gênero e um dos melhores escritores de romance. Mesmo que as histórias pareçam clichês, o autor sabe trabalhar com personagens marcantes e diálogos incríveis que nos apaixonam.

Em Um Porto Seguro, temos um mistério para resolver.

Katie é uma mulher que se mudou misteriosamente para a cidadezinha de Southport. Ela vive uma vida reservada, mas acaba formando duas amizades importantes. Uma delas é com Alex, o viúvo, e a outra é sua vizinha Jo.

Mas quando Katie começa a viver sua vida de verdade, ela é assobrada pelo seu passado e lembrada porque saiu tão apavorada.

4. O Ar que Ele Respira

Capa do livro O Ar que Ele Respira


Autora: Brittainy C. Cherry
Lançamento: 2016
Páginas: 308
Série: Elementos
Compre na Amazon

Um amor que nasce na superação das barreiras para ficarem juntos e também para amenizar a dor do passado. Esse é um romance para mostrar que o amor é parte da cura para muitas dores, e que as pessoas são capazes de mudar.

Elizabeth está tentando recomeçar a sua vida. Depois de 1 ano da morte do seu marido, ela resolve voltar para a sua casa e enfrentar as dores de ter ficado só com sua filha. Ao voltar para a cidade, ela percebe que tem um novo vizinho, alguém que todos falam para evitar.

Mal-humorado, ríspido e olhar triste, Elizabeth percebe que ele tem a mesma dor que a dela. Se você ficou interessado, dá uma olhada na resenha da Livros e Fuxicos.

5. Simplesmente Acontece

Capa do livro Simplesmente Acontece


Autora: Cecelia Ahern
Lançamento: 2014
Páginas: 448
Compre na Amazon

Sabe aquela história clichê, mas que você imagina que poderia acontecer com você? É essa aqui.

Rose e Alex eram melhores amigos de infância e não se largavam. Até que a família de Alex teve que se mudar, e sua amizade passa por altos e baixos. Entre idas e vindas dessa amizade, eles finalmente tem uma janela para a oportunidade de enfim ficarem juntos. Mas será que isso dará certo?

6. Amor & Gelato

Capa do livro Amor & Gelato, de Jenna Evans


Autora: Jenna Evans Welch
Lançamento: 2017
Páginas: 320
Compre na Amazon

Amor & Gelato conta a história de Lina, uma menina que acaba de perder a mãe. Além disso, ela se vê obrigada a passar um tempo na Itália com seu pai, que até pouco tempo nem sabia da existência.

Mas é lá que Lina descobre mais sobre sua mãe e seus segredos. Além de conhecer Ren, um menino meio italiano e meio americano, que a leva para se aventurar pela Itália refazendo os passeios e aventuras que sua mãe fez.

Além do romance, a autora consegue fazer você viajar junto com a personagem pela Itália. Tanto que eu quase comprei uma passagem depois de ler esse livro. Contamos mais sobre o livro na resenha de Amor & Gelato.

7. O Beijo Traiçoeiro

Capa do livro O Beijo Traiçoeiro


Autora: Erin Beaty
Lançamento: 2017
Páginas: 440
Compre na Amazon

Sinopse: “Com sua língua afiada e seu temperamento rebelde, Sage Fowler está longe de ser considerada uma dama — e não dá a mínima para isso. Depois de ser julgada inapta para o casamento, Sage acaba se tornando aprendiz de casamenteira e logo recebe uma tarefa importante: acompanhar a comitiva de jovens damas da nobreza a caminho do Concordium, um evento na capital do reino, onde uniões entre grandes famílias são firmadas.

Para formar bons pares, Sage anota em um livro tudo o que consegue descobrir sobre as garotas e seus pretendentes — inclusive os oficiais de alta patente encarregados de proteger o grupo durante essa longa jornada. Conforme a escolta militar percebe uma conspiração se formando, Sage é recrutada por um belo soldado para conseguir informações. Quanto mais descobre em sua espionagem, mais ela se envolve numa teia de disfarces, intrigas e identidades secretas. E, com o destino do reino em jogo, a última coisa que esperava era viver um romance de tirar o fôlego.”

Um livro de romance de época que pode te mostrar algo bastante diferente. Cheio de reviravoltas, o começo desse livro pode ser um pouco lento, mas surpreende a cada capítulo. A La Oliphant conta mais sobre ele.

8. A História de Nós Dois

Capa do livro A História de Nós Dois


Autora: Dani Atkins
Lançamento: 2016
Páginas: 352
Compre na Amazon

Sinopse: “Emma tem 27 anos, é linda e inteligente e vive cercada de pessoas que ama. Prestes a se casar com Richard, seu namorado desde a época de escola, ela não poderia estar mais empolgada.

Mas o que deveria ser o momento mais feliz de sua vida de repente vira uma tragédia. Emma sofre um acidente e é salva por um estranho minutos antes que o carro em que ela viajava explodisse. Abalada, ela decide adiar o casamento. E nesse meio-tempo descobre segredos que a fazem questionar as pessoas nas quais sempre confiara a ponto de duvidar se deve se casar afinal.

Para complicar, ela se sente cada vez mais ligada a Jack, o homem que a salvou e que não sai da sua cabeça. Jack é lindo, gentil e divertido, de um jeito diferente de todos que ela já conheceu. Por outro lado, é Richard quem ela sempre amou. Como essa história vai terminar?”

Se você leu e amou Uma Curva No Tempo, precisa ler esse aqui também. Mas não desanime se a temática de triângulo amoroso não é a sua praia (a minha também não), essa história pode te surpreender.

9. O Lado Bom da Vida

Capa do livro O Lado Bom da Vida


Autor: Matthew Quick
Lançamento: 2013
Páginas: 256
Compre na Amazon

Sinopse: “Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um “tempo separados”. Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora.

Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.”

Uma história simples e gostosa. Vale também aproveitar o filme, que é muito bom também! Ótimo para ver no domingo com uma boa pipoca de panela.

10. Um dia

Capa do livro Um Dia


Autor: David Nicholls
Lançamento: 2011
Páginas: 416
Compre na Amazon

Sinopse: “Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.”

Esse livro vai te fazer repensar no significado de comemorar uma data especial!

11. O Primeiro Último Beijo

Capa do livro O Primeiro Último Beijo


Autora: Ali Harris
Lançamento: 2016
Páginas: 448
Compre na Amazon

Sinopse: “’O primeiro último beijo’ conta a história de amor de Ryan e Molly, de como eles se encontraram e se perderam diversas vezes ao longo do caminho. Na primeira vez em que eles se beijaram, Molly soube que ficariam juntos para sempre. Seis anos e muitos beijos depois, ela está casada com o homem que ama. Mas hoje Molly percebe quantos beijos desperdiçou, porque o futuro lhes reserva algo que nenhum dos dois poderiam prever…

Na mesma tradição de P.S. Eu Te amo e Um Dia, O Primeiro Último Beijo vai fazer você suspirar e derramar lágrimas com a mesma intensidade.”

Aquele romance que mostra a construção de um relacionamento em diversas fases da vida. Aquele romance para nos lembrar dos nossos beijos. E que precisa ser lido com um lencinho preparado.

12. Me Chame pelo Seu Nome

Capa do livro Me Chame Pelo seu Nome


Autor: André Aciman
Lançamento: 2018
Páginas: 288
Compre na Amazon

Sinopse: “A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver.

Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida.”

A prova de que o amor deve ser visto apenas com o coração, sem qualquer julgamento. Amor é apenas amor, e nada mais.

13. A Culpa é das Estrelas

Capa do livro A Culpa é das Estrelas


Autor: John Green
Lançamento: 2012
Páginas: 288
Compre na Amazon

Toda a fama desse livro não é à toa, assim como os demais livros de John Green.

Divertido, fofo e também trágico, é uma leitura rápida, mas que te faz pensar em muitos significados sobre a vida, a morte e o que somos capazes de fazer enquanto podemos fazer escolhas – e o que está totalmente fora do nosso controle.

Se você ainda não deu uma chance para esse livro, ou só viu o filme, dá uma olhadinha na nossa resenha do livro A Culpa é das Estrelas e confira porque esse livro de romance merece um lugarzinho na sua estante.

14. P.S Eu te amo

Capa do livro P.S Eu te Amo


Autora: Cecelia Ahern
Lançamento: 2004
Páginas: 368
Compre na Amazon

Sinopse: “Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.”

O clássico enche nossos corações não pode faltar na lista de melhores livros de romance, não é mesmo? Sempre vale a pena reler e chorar mais um pouquinho com esse livro. E ainda de quebra, você pode aproveitar para ler a continuação lançada em 2020, O Clube P.S. Eu te amo (link da Amazon).


Agora você tem 14 opções de livros de romance clichês ou não para rechear o seu mês com muito amor. ♡ Me fala, qual título é o seu preferido? Tem algum livro de romance que você ama e não entrou na lista? Conta aqui nos comentários!

5 comentários

  1. Priscilla Sardinha Responder

    Amei estas dicas!!!! Sou apaixonada por romances, principalmente de época.
    Li este recentemente, super indico :

    “Hoje, dia 19 de fevereiro de 1946, comemoro sozinha meu aniversário de 80 anos, sentada à mesa do Le Dôme Café, na Boulevard du Montparnasse.
    Degusto uma deliciosa xícara de chocolate quente apreciando o maravilhoso cair da tarde de inverno extremamente frio, porém, ensolarado.
    Pensativa, faço uma reflexão de minha vida”…..

    Trecho retirado do livro “Como Num Piscar de Olhos”(Brasil), da autora Adriana Manduco.

    Romance de época que retrata, com sutileza, fatos importantes da história.
    Muito bom!

  2. Paola Aleksandra Responder

    Adorei as dicas! Essa lista está muito especial, são livros que realmente envolvem e transbordam amor ♥

Deixe um comentário