Os Relatos da Guerra das Tempestades (ou Stormlight Archives, em inglês) é uma série de fantasia épica do escritor Brandon Sanderson. Prometida como uma série de 10 livros e talvez mais alguns complementares (contos), essa é uma história digna de estar na nossa lista de melhores livros de fantasia.
No Brasil, a ordem de Os Relatos da Guerra das Tempestades já chegou até o volume 3, Sacramentadora, e o próximo, Rhythm of War, está previsto para fim de 2025. Conheça mais detalhes sobre a série neste nosso guia completo!
Qual a ordem para ler Os Relatos da Guerra das Tempestades?
Esta é a melhor ordem para ler Stormlight Archive:
- 1. O Caminho dos Reis
- 2. Palavras de Radiância
- 2.5 Edgedancer
- 3. Sacramentadora
- 3.5 Dawnshard
- 4. Rhythm of War – previsto no Brasil para 2025
- 4.5 Hornearter – Previsto para 2027 em inglês
- 5. Wind and Truth
- 6. Livro 6 – Previsto para 2031 em inglês
Quantos livros tem Os Relatos da Guerra das Tempestades?
Atualmente, Os Relatos da Guerra das Tempestades conta com 7 volumes já publicados em inglês. São eles:
- 5 da saga principal, que completam o primeiro arco da história,
- 2 complementares (contos), que se passam entre os volumes principais.
No total, Brandon Sanderson planeja lançar 10 livros na saga principal, divididos em dois arcos:
“Eu concebi The Stormlight Archive como uma série que lida com dez personagens, onde cada livro pegava um desses personagens e mergulhava profundamente em seu passado e em sua psicologia.”
Brandon Sanderson em entrevista (tradução literal)
Além disso, já temos confirmados pelo menos mais 3 complementares confirmados, Horneater, King Lopen the First of Alethkar e Elsecaller (Alternauta em português), e mais um possível quarto conto apenas previsto, ainda não confirmado.
Lista dos próximos livros e contos da saga
- Horneater – Conto entre o volume 4 e 5 (previsto para 2027 – personagem Rock).
- Livro 6 – Início do segundo arco (previsto para 2031).
- Livro 7 (ainda sem data).
- Livro 8 (ainda sem data).
- Livro 9 (ainda sem data).
- Livro 10 (ainda sem data).
- Conto 1.5 – apenas previsto, conforme o autor comentou no Reddit anos atrás; pode ser do personagem Teft.
- King Lopen the First of Alethkar – Conto 2.5 disponível no Story Deck (ainda sem data).
- Elsecaller – Conto 2.5 disponível no Story Deck (ainda sem data).
Nota: O Story Deck é um projeto de Sanderson que inclui contos exclusivos lançados de forma interativa. Eu explico o projeto Story Deck mais abaixo.
Ou seja, podemos esperar que Os Relatos da Guerra das Tempestades tenha algo em torno de 15 ou 17 volumes, considerando todos os livros e contos.
Quanto tempo devo esperar para poder ler todos eles?
Cada livro principal leva cerca de 1 ano para ser escrito e mais um ano para ser revisado. Ou seja, para concluir os outros 5 livros da saga principal ele levaria pelo menos mais 10 anos, isso sem considerar intervalos entre as publicações.
Porém, a realidade é um pouco mais complicada. Sanderson prefere não escrever esses livros em sequência, devido ao tamanho e complexidade. Além disso, ele tem outros projetos em andamento, como a aguardada continuação de Elantris (seu primeiro livro publicado).
E ainda, recentemente, após o lançamento do livro 5, Wind and Truth, em 2024, Brandon Sanderson anunciou que irá fazer uma pausa dessa série – ou seja, a série Os Relatos da Guerra das Tempestades entrará em uma espécie de hiato temporário.
Mas, como já é marca registrada do autor, ele planejou cuidadosamente seu cronograma. O próximo livro complementar, Horneater – que se concentra no personagem Rock e se passa durante o quarto volume – deve começar a ser escrito em 2026 e publicado em 2027. Já o sexto volume da saga principal está previsto para chegar em 2031.
Apesar de a gente querer ver mais de Relatos, também entendemos o motivo da demora. Brandon ainda tem muitos livros para escrever sobre esse grande universo que ele criou, a Cosmere, como a Era 3 de Mistborn (que será o seu próximo grande projeto a partir de 2025).
E o plano do autor é continuar escrevendo livros deste universo até os 72 anos, ou seja, até 2047.
Não sabe do que se trata a Cosmere? Calma que eu explico logo abaixo.
Os livros de Os Relatos da Guerra das Tempestades
Os livros de Os Relatos da Guerra das Tempestades se passam em um planeta chamado Roshar. Lá, a principal característica é as gigantescas tempestades, chamadas de grantormentas, que acontecem com frequência.
Estas grantormentas são fundamentais para a história, pois é a partir delas que tudo foi moldado. A flora e fauna, a forma que os seres humanos se adaptaram para se proteger e até a própria moeda, que é comercializada a partir de pedras preciosas.
Algumas dessas pedras preciosas, quando expostas as grantormentas, são energizadas. E elas também servem, para algumas poucas pessoas, como fonte de magia.
Sem falar sobre os antigos Cavaleiros Radiantes, que deixaram suas Espadas Fractais e armaduras, extremamente cobiçadas por todo reino por serem extremamente poderosas.
Abaixo eu falo um pouco sobre cada um dos livros de Stormlight Archive já publicados:
1. O Caminho dos Reis
Lançamento: 2010
Páginas: 1240
Título original: The Way of Kings
Talvez o número de páginas de O Caminho dos Reis te assuste. Mas não se preocupe, esse calhamaço realmente vale a pena ser lido.
No primeiro livro da série, somos apresentados a esse novo universo, suas caraterísticas e personagens. Às vezes, como no começo, de forma frenética, mas sempre com muitos detalhes que, a princípio, parecem não ter ligação. Porém, não se preocupe, aos poucos tudo vai sendo contado, os pontos vão se conectando, e os personagens são construídos de uma maneira muito instigante.
Aqui, os personagens principais são Kaladin, Dalinar e Shallan. Kaladin, um jovem que estuda medicina, entra no exército, mas acaba virando um escravo, é o foco do livro. Já Dalinar é um comandante de um dos exércitos, afetado pelas grantormentas com visões dos antigos Cavaleiros Radiantes. E Shallan é uma jovem que ama o estudo e que quer ser aprendiz de Jasnah, sobrinha de Dalinar.
Recomendo muito este livro, principalmente se você já é fã de Brandon Sanderson. Contamos mais sobre o livro na resenha de O Caminho dos Reis.
2. Palavras de Radiância
Lançamento: 2014
Páginas: 1328
Título original: Words of Radiance
Palavras de Radiância chegou ao Brasil em outubro de 2023.
Sinopse: Mesmo com seus inimigos esperando que ele tivesse uma morte miserável, Kaladin sobreviveu para receber o comando dos guarda-costas reais, algo controverso para um “olhos-escuros” de baixo escalão. Agora, ele deve proteger Dalinar e o rei de qualquer perigo ― sobretudo a insólita ameaça do Assassino de Branco ―, enquanto luta secretamente para dominar seus novos e notáveis poderes, que, de alguma forma, estão ligados ao seu espreno de honra, Syl.
Szeth, o assassino, está novamente na ativa, aniquilando governantes em todas as áreas de Roshar, valendo-se de seus poderes para bloquear guarda-costas e enganar perseguidores. Um de seus alvos mais importantes é o grão-príncipe Dalinar, notoriamente considerado a força por trás do trono alethiano. Sua posição de liderança na guerra parece motivo suficiente, mas o mestre do assassino tem razões muito mais profundas.
A Luminosa ― e cercada de problemas ― Shallan se esforça por um caminho paralelo. Ainda que se recuse a reconhecer o quanto está quebrada por dentro, ela carrega um fardo terrível: impedir o retorno dos lendários Esvaziadores e a consequente Desolação que vai acabar com toda a civilização. Os segredos de que ela precisa podem ser encontrados nas Planícies Quebradas, mas chegar lá é bem mais difícil do que ela poderia imaginar.
Enquanto isso, no coração das Planícies Quebradas, os parshendianos precisam tomar uma decisão histórica. Com a pressão dos anos de ataques dos alethianos e seus exércitos sempre diminuindo, eles são convencidos por Eshonai, seu líder de guerra, a arriscar tudo numa aposta desesperada com as mesmas forças sobrenaturais das quais fugiram. As possíveis consequências disso, tanto para parshendianos quanto para humanos ― e ainda mais para Roshar ― não são apenas perigosas, mas também inestimáveis.
2.5. Edgedancer (conto)
Lançamento: 2016
Páginas: 272
Edgedancer ainda não chegou ao Brasil, mas é uma continuação do segundo livro.
Sinopse traduzida (tradução literal): Há três anos, Lift pediu a uma deusa para impedi-la de envelhecer – um desejo que ela acreditava ter sido concedido. Agora, em “Edgedancer”, a jovem nascente Cavaleira Radiante, que mal atingiu a adolescência, descobre que o tempo não espera por ninguém. Embora o jovem imperador Azish tenha concedido a ela refúgio seguro de um executor que ela conhece apenas como Escuridão, a vida na corte sufoca a jovem e de espírito livre Lift, que não pode deixar de se dirigir a Yeddaw quando ouve que a implacável Escuridão está lá caçando pessoas como ela com poderes em desenvolvimento. Os oprimidos em Yeddaw não têm um campeão, e Lift sabe que deve assumir essa incrível responsabilidade.
3. Sacramentadora
Lançamento: 2017
Páginas: 1536
Sacramentadora chegou no final de 2024 pela editora Trama aqui no Brasil e tem 1933 páginas.
O livro original se chama “Oathbringer”.
Confira a sinopse: “A humanidade agora está diante de uma nova Desolação com o retorno dos Esvaziadores, um inimigo ao mesmo tempo numeroso e letal que busca vingança. A vitória dos exércitos alethianos de Dalinar causa consequências: os parshedianos convocam a violenta Tempestade Eterna, devastando o mundo e fazendo os pacíficos parshermanos descobrirem com horror que foram escravizados pelos humanos durante um milênio. Ao mesmo tempo, em uma corrida desesperada para alertar a sua família sobre a ameaça, Kaladin questiona se o ódio dos parshemanos é justificado. Enquanto isso, na cidade-torre de Urithiru, salvo da tempestade, Shallan Davar investiga as maravilhas da antiga fortaleza dos Cavaleiros Radiantes e descobre segredos terríveis que se escondem em suas profundezas. Dalinar descobre que sua missão sagrada para unificar sua terra natal, Alethkar, foi um erro. E, a menos que todas as nações se unam e deixem de lado o passado sangrento de Dalinar, nem mesmo a restauração dos Cavaleiros Radiantes impedirá o fim da civilização.”
3.5. Dawnshard
Lançamento: 2022
Páginas: 304
Dawnshard é um conto que se passa após Sacramentadora, mas ainda não foi traduzido.
Sinopse traduzida (tradução literal): Quando um navio fantasma é descoberto, sua tripulação presumida morta após tentar alcançar a ilha envolta em tempestades de Akinah, Navani Kholin deve enviar uma expedição para garantir que a ilha não tenha caído nas mãos do inimigo. Cavaleiros Radiantes que voam muito perto veem seu Stormlight subitamente drenado, então a viagem deve ser feita por mar.
A proprietária do navio, Rysn Ftori, perdeu o uso das pernas, mas ganhou a companhia de Chiri-Chiri, um larkin alado que se alimenta de Stormlight, uma espécie que se pensava extinta. Agora, o animal de estimação de Rysn está doente, e qualquer esperança de recuperação de Chiri-Chiri só pode ser encontrada na casa ancestral dos larkin: Akinah. Com a ajuda de Lopen, o Windrunner anteriormente de um braço só, Rysn deve aceitar a missão de Navani e navegar na tempestade perigosa da qual ninguém retornou com vida. Se a tripulação não conseguir desvendar os segredos da cidade oculta na ilha antes que a ira de seus guardiões antigos caia sobre eles, o destino de Roshar e de todo o Cosmere está em jogo.
4. Rhythm of War
Lançamento: 2020
Páginas: 1232
Rhythm of War está previsto para chegar no Brasil no final de 2025 pela editora Trama.
Sinopse traduzida (tradução literal): Após formar uma coalizão de resistência humana contra a invasão inimiga, Dalinar Kholin e seus Cavaleiros Radiantes passaram um ano lutando uma guerra prolongada e brutal. Nenhum lado obteve vantagem, e a ameaça de traição por parte do astuto aliado de Dalinar, Taravangian, paira sobre cada movimento estratégico.
Agora, à medida que novas descobertas tecnológicas pelos estudiosos de Navani Kholin começam a mudar a face da guerra, o inimigo prepara uma operação ousada e perigosa. A corrida armamentista que se segue desafiará o cerne dos ideais dos Radiantes e potencialmente revelará os segredos da antiga torre que já foi o coração de sua força.
Ao mesmo tempo em que Kaladin Tempestade Abençoada precisa se adaptar ao seu papel em constante mudança dentro dos Cavaleiros Radiantes, seus Windrunners enfrentam seu próprio problema: à medida que mais e mais perigosos inimigos Fused despertam para travar a guerra, nenhum honorspren está disposto a se ligar a humanos para aumentar o número de Radiantes. Adolin e Shallan devem liderar a comitiva da coalizão até a fortaleza dos honorspren de Lasting Integrity e convencer os spren a se unirem à causa contra o deus maligno Odium, ou enfrentarão pessoalmente a tempestade do fracasso.
5. Wind and Truth
Páginas: 1248
O livro 5 de Stormilight Archive, Wind and Truth, foi lançado em inglês em dezembro de 2024. É o maior livro do autor.
Deve chegar no Brasil em 2026.
Sobre a história, este será o livro com o flashback de Szeth.
Sinopse traduzida: “Dalinar Kholin desafia o maligno deus Odium para um duelo de campeões, e os Cavaleiros Radiantes e as nações de Roshar têm apenas 10 dias para se prepararem para o pior. O destino do mundo inteiro — e da Cosmere em geral — está em jogo.“
Story Deck: mais histórias de A Guerra das Tempestades
Além das histórias em formato livro, em 2024 o autor lançou um baralho de cartas contendo narrativas fragmentadas.
Essas cartas foram criadas para serem colecionadas e trocadas na convenção do Dragonsteel Nexus. Ao todo, o baralho traz 3 histórias, sendo 2 delas canônicas, que ajudam a preencher lacunas deixadas nos livros 1 e 2 da série Stormlight Archive.
Ambas os contos canônicas foram concebidas por Brandon Sanderson, mas escritas por sua equipe: Isaac Stewart escreveu uma delas, enquanto Dan Wells foi responsável pela outra. A terceira história, embora não canônica, adiciona uma dimensão criativa.
Embora atualmente as histórias estejam restritas a este formato, Sanderson já adiantou que elas devem ganhar uma edição física no futuro. No entanto, ele alertou que isso levará alguns anos.
Edições do Story Deck:
- Edição Stormlight Lost Tales
- Conto Elsecaller
- Conto King Lopen the First of Alethkar
- Conto Chasm Friends get a pet! (não canônica)
Elsecaller se passa no começo do livro 2 e é sobre Jasnah Kholin. Já King Lopen the First of Alethkar tem a perspectiva de Elhokar Kholin.
Os Relatos da Guerra das Tempestades e o universo compartilhado da Cosmere
A série Os Relatos da Guerra das Tempestades, além da já ser muito grande, com um total de 20 livros previstos, compartilha o mesmo universo de outros livros do autor como Elantris, Mistborn e até Tress, A Garota do Mar Esmeralda (livro do Projeto Secreto do Sanderson).
Falando em Projeto Secreto (um projeto que o autor lançou no Kickstarter com 4 livros novos que ninguém esperava),o 4º e último livro, The Sunlit Man, tem um personagem que era do mesmo planeta que Os Relatos da Guerra, mas a história se passa em outro lugar.
Todas essas histórias fazem parte de um grande universo chamado Cosmere, cada uma contendo seu próprio planeta e sistema de magia.
Nós contamos tudo que sabemos, inclusive quais livros fazem parte desse universo, no post sobre todos os livros de Brandon Sanderson.
Série de TV do The Stormlight archive
Os direitos das obras da Cosmere de Sanderson foram comercializados em 2016, de acordo com o site Variety, mas o autor não disse muita coisa nos últimos anos.
Em 2024, ele comentou que o projeto, que estava bem adiantado, voltou a estaca zero.
Versão RPG de mesa do mundo da Cosmere
O que era antes um projeto para apenas o mundo de Stormlight ganhou outra proporção!
A Brotherwise Games está trabalhando junto com a Dragonsteel para criar uma versão RPG de toda a Cosmere. É um projeto que busca trazer tanto os melhores ilustradores quanto game designers.
Serão 3 livros explorando cada planeta:
- Core rulebook para mestres e jogares, com todas as regras que você precisa saber para jogar.
- World Guide, um livro que explora o planeta no detalhe, desde sua história, cultura, fauna e flora.
- 3º livro com uma nova aventura escrita por Brandon em colaboração com outro autor.
Está sendo vendido através de crowdfunding no Kickstarter.
Versão antiga de O Caminho dos Reis
Sanderson liberou no seu site uma das primeiras versões do seu livro O Caminho dos Reis, escrito em 2002. É como se fosse uma versão alternativa do livro, já que muita foi alterada antes da publicação final (inclusive o plot).
Você pode baixar de graça no site da Dragonsteel se tiver curiosidade.
Vão ter 20 livros no total essa saga? Você poderia me dizer quais são os outros 9 ou 7 livros?
Serão no total 10 livros principais (os grandões) + algum número de complementares (os contos que se passam entre os grandões).
Então, apenas da saga principal, ainda teremos o livro 6, 7, 8, 9 e 10. E, dentro dos complementares, já temos confirmado o Horneater, o conto que deve se passar entre o volume 1 e 2 e talvez outro conto sobre Lopen.
Ah! Esqueci que tem mais os 2 contos que foram publicados no Story Deck que logo devem chegar em formato livro 🙂 , mas que ainda estamos investigando de qual personagem falam (podem ser os outros 2 complementares que mencionei antes).
A contagem estimada ficou em 15 ou 17 agora!
Descobrimos os nomes dos dois contos do Story Deck que serão publicados daqui alguns anos: Elsecaller (ou Alternauta em português) e King Lopen the First of Alethkar. Post atualizado!