Mistborn é uma série de livros de fantasia épica do famoso escritor Brandon Sanderson. As sagas são divididas em Primeira Era, Segunda Era e Terceira Era.

Cada uma dessas Eras possuem 3 a 4 volumes e, apesar de seguirem uma ordem cronológica na história, podem ser lidas sem uma ordem específica.

Não é à toa que Sanderson, autor também de Elantris, é considerado um dos melhores autores de fantasia da atualidade. Mistborn possui um universo inovador, uma trama cheia de mistérios e personagens muito bem explorados.

Ordem da Primeira Era de Mistborn

Na Primeira Era é que conhecemos Kelsier e Vin, dois alomânticos capazes de utilizar certas habilidades ao consumir metais.

É onde também conhecemos o Senhor Soberano, deus que governa escravos e nobres e é simplesmente imortal. Mas Kelsier quer provar ao contrário.

A Primeira Era é dividida em 3 volumes gigantescos, porém com uma história digna de estar na nossa lista de melhores livros de fantasia:

1. O Império Final

Capa do livro Mistborn O Império Final

Lançamento: 2014
Páginas: 608

O Império Final começa devagar com o bando de Kelsier em busca dos pontos fracos do Senhor Soberano. Mas termina de forma eletrizante, e vai fazer você ir direto para o segundo volume. Eu explico mais sobre o universo e a história na resenha de O Império Final.

2. O Poço da Ascensão

Livro Mistborn: O Poço da Ascensão

Lançamento: 2015
Páginas: 720

Depois do desfecho complicado do primeiro livro, agora é a vez do jogo político entrar em cena. Mesmo com as intrigas de mesa, as cenas de luta continuam incríveis, como já era de se esperar de Brandon Sanderson.

Se você não se importa com spoilers, você pode ler a resenha de O Poço da Ascensão.

3. O Herói das Eras

Livro Mistborn: O Herói das Eras

Lançamento: 2016
Páginas: 688

Um herói (ou heroína) de fato é um bom título para esse livro. É o fim de uma era com um término difícil, e talvez impossível, de prever – principalmente se você leu só o primeiro livro.

É o tipo de leitura que me fez querer voltar para o livro 1 só para pegar os detalhes que perdi, como contei na resenha de O Herói das Eras.

Esses livros físicos já estão difíceis de achar, já que a editora não fez mais tiragens novas. A nossa recomendação é comprar o box da Primeira Era na Amazon, na versão ebook.

Ordem da Segunda Era de Mistborn (Wax e Wayne)

A segunda era acontece 300 anos depois de O Herói das Eras, e agora o personagem principal é Wax Ladrian. 

Os livros são bem mais curtos (300 páginas, em média) e a saga é dividida em 4 livros, sendo que o último ainda não foi lançado.

1. A liga da lei

Capa do livro A Liga da Lei, Segunda Era

Lançamento: 2017
Páginas: 308
Comprar na Amazon

Sinopse:  A evolução do planeta está em risco, e caberá a Wax Ladrian lutar para garantir a harmonia conquistada a duras penas.

Em A liga da lei, Wax deixa as Terras Brutas em direção à metrópole, onde descobrirá que nem os dias mais perigosos que passou nas empoeiradas planícies se comparam ao que terá de enfrentar.

Admirado por nomes do quilate de George R. R. Martin, esta série confirma o talento de Sanderson para a criação de universos e sistemas de magia consistentes, além da construção de histórias de tirar o fôlego, que nenhum fã do gênero pode pensar em perder.

2. As sombras de si mesmo

Capa do livro As Sombras de Si Mesmo

Lançamento: 2017
Páginas: 370
Comprar na Amazon

Sinopse: Em As sombras de si mesmo, Wax Ladrian contará com a ajuda seu excêntrico comparsa Wayne, e da linda e brilhante Marasi, para desvendar a conspiração terrorista e assassina que ameaça tirar Scadrial da trilha do progresso.

3. Os braceletes da perdição

Capa do livro Os Braceletes da Perdição

Lançamento: 2017
Páginas: 404

Sinopse: Em Os braceletes da perdição, Wax é recrutado para viajar ao sul para investigar a existência de metais que teriam pertencido ao Senhor Soberano, e conservariam seu poder.

Mas, ele descobrirá pistas que apontam para o verdadeiro objetivo de seu tio Edwarn e da obscura organização da qual ele faz parte.

4. Wax and Wayne 4 (The Lost Metal)

O quarto volume da Segunda Era se chamará The Lost Metal (O Metal Perdido) e sua data de lançamento está prevista para Novembro de 2022, em inglês. De acordo com o blog de Brandon Sanderson, ele já terminou de escrever o rascunho em 2021 e está na finalização da última versão do texto.

Ordem da Terceira Era de Mistborn

A Terceira Era de Mistborn ainda não foi publicada, mas deve ser dividida em 3 livros. Sanderson diz que planeja escrever os três livros em sequência e finalizá-los entre 2023 e 2025.


A incerteza do futuro da saga Mistborn no Brasil

Uma triste notícia para os fãs brasileiros: a LeYa deixou de publicar livros de Brandon Sanderson no Brasil. Então não sabemos se teremos esses volumes traduzidos por outra editora ou não.

No blog da editora, eles comentam sobre a dificuldade de lançar livros de universo fantástico que são muito volumosos e possuem poucas vendas.

Para mim isso é um aviso para todos nós que curtimos ler fantasias épicas – não dá para saber se continuaremos tendo esse tipo de obra por aqui sem que seja um imenso sucesso.

Eu ficaria muito triste, até porque ler esse tipo de livro em inglês é uma façanha em si.

5 comentários

  1. Giulia Bernardi Responder

    Olá! Você sabe onde consigo o terceiro livro da primeira era? Não encontro em lugar algum :c

    • Ana Steinbach Responder

      Esse livro novo não tem mais, só se você quiser comprar os 3 livros juntos 🙁

      Procurei em sebos e tudo mais, e a única opção que achei foi um usado (hoje por 110 reais) e no Enjoei por 80.

      Tá valendo mais comprar a trilogia toda na versão ebook kindle, por R$ 84.

  2. Tá, como assim a LeYa fez isso!?
    Ok, agora eu fiquei chateado :/

    Tava esperando esse 4º livro vir e pelo visto vou continuar esperando, assim como “Best Served Cold” que é o 4º livro da saga “A Primeira Lei” e até hoje não se tem nem ideia se vai sair em PT-BR…

    ÇÇ

    • Pois é :/
      A editora Trama está com os direitos da saga The Stormlight Archives, parece. Em geral, a Editora Suma tem comprado esses direitos abandonados. O jeito é ver o que acontece por aqui.

Deixe um comentário