O que sabemos do livro 3 de A Crônica do Matador do Rei

Tudo que sabemos sobre o livro 3 de A Crônica do Matador do Rei

Nós já lemos e relemos os livros O Nome do Vento, O Temor do Sábio e até já acompanhamos a história da menina Auri, na Canção do Silêncio. Agora, tudo que queremos saber é: quando vamos ter o fechamento da história de A Crônica do Matador do Rei: Terceiro Dia ?

Bom, o lançamento do livro 3 ainda não tem data definida, mas nós separamos todas as informações que temos sobre a edição – como título, número de páginas e mais outras novidades que o autor Patrick Rothfuss já nos deu o gostinho de saber.

O Livro The Doors of Stone – As Portas de Pedra

Os fãs podem ter certeza de duas coisas: o nome d’A Crônica do Matador do Rei Dia 3 será The Doors of Stone (As Portas de Pedra, em português) e esse será realmente o último livro sobre a história de Kvothe.

Rothfuss já comentou que apesar de esse ser o fim da história do nosso orgulhoso herói, teremos muitas outras que se passam no mesmo mundo criado por ele. Inclusive, os direitos autorais da crônica foram comprados pela Lionsgate e, de acordo com o site Omelete, o processo de roteirização do seriado já começou.

Sobre o número de páginas do livro 3, o autor já respondeu essa: ele deve ser do tamanho ou menor que o segundo livro, O Temor do Sábio – o que já é MUITO grande, para padrões normais.

Mas eu já estava imaginando que o próximo livro passaria das suas 1000 páginas. Alguém mais pensava assim?

Notícia ruim e boa ao mesmo tempo: o lançamento de The Doors of Stone, de acordo com o que o autor comentou em uma sessão de autógrafos, não irá acontecer em 2018, talvez apenas em 2019. (Mas vale lembrar que ele disse o mesmo em 2014 sobre o livro ser publicado em 2015, então é difícil dizer se a informação é útil)

O andamento da criação do livro 3

Manuscrito de Patrick Rothfuss do terceiro livro The Door of Stone

Antes de nós falarmos sobre o futuro da saga, precisamos relembrar o passado. Como contamos na pequena biografia de Patrick Rothfuss na resenha de O Nome do Vento, A Crônica do Matador do Rei na verdade foi escrito como um único livro, que o autor chamava de “O Livro”.

Isso quer dizer: a história do terceiro livro já existe há muito tempo (O Nome do Vento foi lançado 10 anos atrás), mas o autor ainda não está disposto a publicá-la. O motivo disso já é um tanto perfeccionista da parte dele.

Em uma entrevista online, realizada em fevereiro de 2017, Rothfuss responde que está em uma fase de intensa revisão da narrativa. A ideia não é corrigir vírgulas, como ele mesmo diz no vídeo, mas não deixar nenhum furo na história d’A Crônica do Matador do Rei. Ele está criando partes do mundo e fazendo com que tudo se encaixe perfeitamente no final do livro 3.

Em seu blog, Patrick publicou uma lista das revisões que ele fez em apenas um dia:

  1. Mudar os xingamentos para que fiquem mais apropriados à cultura dos personagens que os estão usando
  2. Olhar quantas vezes que a palavra bustle (alvoroço) e vague (vago) foram utilizadas e garantir que não está repetitivo
  3. Retirar 20 repetições da palavra ‘vague’ do livro
  4. Trocar o ponto de vista de alguma cena e acabar desistindo
  5. Adicionar parágrafo sobre os Mews
  6. Mudar o nome de uma criatura mística para que fique mais sonoro.
  7. Reduzir parágrafos
  8. Deixar algumas cenas um pouco mais rápidas
  9. Incrementar algumas cenas para deixá-las mais dramáticas
  10. Mover um capítulo de lugar
  11. E mais…

Ele ainda comenta que todos esses itens são revisões importantes para tornar o livro o mais conciso e perfeito possível.

“Tudo que está no livro tem um propósito. Toda cena é única. Cada pedaço de descrição precisa valer a pena ser lida.”
– Patrick Rothfuss

O comprometimento de Patrick Rothfuss

O perfeccionismo do escritor é percebido também em outras áreas. Patrick Rothfuss é altamente aplicado com tudo que envolve  A Crônica do Matador do Rei. A venda dos direitos, o jogo de cartas, a edição de 10 anos e outros materiais não passam sem que ele verifique a qualidade e se é interessante para os fãs da série.

O escritor também sofre muita pressão pelos anos de espera. Ele comenta que se sente extremamente culpado pela demora do lançamento do terceiro livro. Inclusive, ele passou por alguns problemas de saúde física e mental, e agora está tentando ter uma vida mais saudável.

Com certeza o escritor tem uma verdadeira preocupação com a sua história e seu mundo. O problema é que isso também ocupa o seu tempo e o impede de terminar, finalmente, o livro 3.

O que ler enquanto esperamos

Já que o lançamento do livro 3 ainda irá demorar, aproveite para conferir alguns livros com histórias já finalizadas:

A Canção do Sangue - Capa do Livro de Anthony Ryan Capa do Livro O Clã dos Magos Capa do livro Eragon
A Canção do Sangue O Clã dos Magos Eragon – Veja no Skoob

Não perca nenhuma novidade!

Quer saber sobre todas as novidades do mundo literário? Se inscreva na newsletter do blog e receba todas as notícias mensalmente no seu e-mail:



  • Diego Ohashi

    Vale lembrar, que o livro já foi enviado para os editores, e que eles devolveram ao patrick dizendo que não estava nos mesmos moldes dos outros dois livros, que precisava ser revisado. Imagino que isso também faça o livro ser épico, e a ansiedade aumenta a cada vez que sai alguma notícia. mas quanto a data, realmente não tem como dizer que será em 2018, 2019 ou 2020, porque ele nunca cumpre o que diz, normalmente vem antes do esperado.

    • Oi, Diego. Com certeza a ansiedade só vai aumentando a cada ano! Se tivermos o livro até 2019, já vai ser muito legal. Sabemos que a demora é porque ele realmente se preocupa com seus fãs 🙂

  • Everton Miranda

    Dá aquela agonia começar a ler uma série/trilogia e descobrir que ainda não foi finalizada. Principalmente se ela for excelente. Foi exatamente o que senti quando terminei O Temor do Sábio. :'(

    No aguardo do terceiro então, neh.

    No demais, parabéns pelo texto. Excelente escrita e organização. Além disso, deve dar um trabalhão encontrar e estruturar todas essas informações.

    õ/

    • Sim! Eu evito de ler séries ainda não completas, mas eu havia comprado O Nome do Vento em uma promoção e não sabia disso 🙁 Vamos todos aguardar o terceiro!

      Que bom que gostou! Deu realmente um trabalhão, mas foi muito legal poder ver todas essas informações do livro em um só lugar.