The Witcher é uma coleção de livros de fantasia medieval escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski. O primeiro conto foi lançado em 1986, mas a saga só ficou famosa mesmo após a adaptação da história nos jogos (e agora também com a série na Netflix).

Aqui no blog, já falamos porque vale a pena ler The Witcher. Mas agora quero falar melhor sobre cada um dos livros e as possíveis ordens de leitura dos livros.

Navegue pelas informações sobre a saga The Witcher:

Ordem de leitura básica de The Witcher

ordem dos livros the witcher

The Witcher tem no total 8 livros. Apesar de possuírem uma ordem de leitura relativamente simples, a história não tem uma cronologia linear, ou seja, o primeiro e o segundo livro não tem capítulos que seguem a sequência de fatos cronológica da história.

Porém, para quem busca uma leitura mais tranquila, recomendamos seguir a ordem dos volumes da coleção mesmo.

  1. O Último Desejo (1993)
  2. A Espada do Destino (1992)
  3. O Sangue dos Elfos (1994)
  4. Tempo do desprezo (1995)
  5. Batismo de Fogo (1996)
  6. A Torre da Andorinha (1997)
  7. A Senhora do Lago (1999)
  8. Tempos de Tempestade (2013)

Ordem de leitura cronológica The Witcher

Apesar dos primeiros livros não seguirem uma ordem cronológica, a leitura não é confusa como pode parecer para quem viu a série da Netflix.

De qualquer forma, para ler todos os contos cronologicamente, você vai precisar dos livros O Último Desejo, Tempos de Tempestade e A Espada do Destino.

Ordem cronológica dos fatos de The Witcher:

  1. The road with no return (conto já não mais publicado nem traduzido)
  2. O Último Desejo: Um grão de veracidade
  3. O Último Desejo: O mal menor
  4. O Último Desejo: Os confins do mundo
  5. O Último Desejo: O Último desejo
  6. O Último Desejo: Uma questão de preço
  7. Tempos de tempestade
  8. O Último Desejo: O bruxo
  9. O Último Desejo: A voz da razão (1 a 7)
  10. A Espada do Destino
  11. O Sangue dos Elfos
  12. Tempo de Desprezo
  13. Batismo de fogo
  14. A Torre da Andorinha
  15. A Senhora do Lago
  16. Epílogo de Tempos de tempestade

Conheça os livros de The Witcher

1. O último desejo (1993)

Capa do livro O último desejo

Páginas: 399
Compre na Amazon

Esse primeiro livro é uma coleção de contos sobre Geralt de Rívia. Ele introduz ao universo de Andrzej sem ser chato ou monótono, mesmo nas primeiras páginas (o que a gente sabe que é raro em livros de fantasia).

As histórias que passam nesse livro não são cronologicamente lineares, mas não são difíceis ou confusas de entender. Acompanhamos Geralt em suas viagens como bruxo, oferecendo seu serviço de matador de monstros por uma quantia de moedas.

Os capítulos, além das pitadas e referências de contos de fadas, contam sobre a luta de Geralt com uma estrige, sobre Nivellen, o jovem amaldiçoado com a aparência de monstro, a escolha do mal menor com Stregobor e Renfri, o dia que Geralt ganhou uma criança surpresa, sua amizade com Jaskier e, enfim, como conheceu Yennefer. Eu conto mais o que achei sobre o livro na resenha de O Último Desejo.

Só lembrando que o livro está disponível gratuitamente para quem tem assinatura Prime da Amazon.

2. A Espada do destino (1992)

Capa do livro A espada do destino

Páginas: 472
Compre na Amazon

Sinopse: “No caminho para Brokilon, Geralt tropeça no corpo de um garoto, que provavelmente não tinha mais de quinze anos. O garoto foi morto por uma flecha, obviamente atirada com destreza, que ainda se vê cravada no seu crânio. Por experiência, o bruxo logo percebe o que aconteceu: certamente o garoto tinha se extraviado e entrado no território das dríades. Como para os outros que padeceram antes de igual sorte, provavelmente tinha acontecido o mesmo. Uma história triste, repetida com muita frequência.”

3. O sangue dos elfos (1994)

Capa do livro O sangue dos elfos

Páginas: 400
Compre na Amazon

Sinopse: “Por mais de um século os seres humanos, anões, gnomos e elfos viveram juntos em relativa paz. Mas os tempos mudaram, a paz inquieta está acabada e, mais uma vez, as raças estão lutando entre si. E parece que, para todos, o único elfo bom é um elfo morto. Geralt de Rívia, um bruxo sagaz e habilidoso, tem estado à espera do nascimento de uma criança que profetizou. Essa criança tem o poder de mudar o mundo – para o bem ou para o mal. À medida que a ameaça da guerra paira sobre a terra e a criança é caçada por seus poderes extraordinários, torna-se responsabilidade de Geralt protegê-la de tudo – e o bruxo nunca aceita a derrota como resultado.”

4. Tempo do desprezo (1995)

Capa do livro Tempo do Desprezo

Páginas: 357
Compre na Amazon

Sinopse: “Geralt lutou contra monstros e demônios por todo o país, mas até ele pode não estar preparado para o que está acontecendo com seu mundo. Há intrigas, divergências e rebeliões por todo lado. Os Elfos e outros seres não humanos vivem sob repressão há décadas. Os Magos brigam uns com os outros, alguns a soldo dos reis, outros simpatizantes dos elfos.

E, nesse cenário de medo e desprezo, Geralt e sua amante Yennefer precisam proteger Ciri, herdeira órfã e procurada por todos os lados. Ela tem o poder de salvar o mundo ou, talvez, acabar com ele.”

5. Batismo de Fogo (1996)

Capa do livro Batismo de fogo

Páginas: 434
Compre na Amazon

Sinopse: “A Irmandade dos Magos foi esfacelada por um golpe e Geralt ficou seriamente ferido. E agora, que tempos sombrios pairam sobre o mundo, ele não poderá defender os homens contra os monstros perigosos que os aterrorizam.

Guerras devastam todos os territórios e o futuro da magia está ameaçado. Mas as feiticeiras que sobreviveram estão determinadas a protegê-lo. É um momento conturbado, e ainda é preciso encontrar a garota Ciri, herdeira do trono de Cintra, que desapareceu. Até que surge o rumor de que ela está na corte de Nilfgaard e vai se casar com o imperador. Ferido ou não, Geralt tem uma missão em suas mãos.”

6. A Torre da Andorinha (1997)

Capa do livro A torre da Andorinha

Páginas: 452
Compre na Amazon

Sinopse: “O bruxo segue em direção ao sul, convencido de que Ciri vai se casar em breve com o imperador de Nilfgaard. Os assassinos impiedosos de Nilfgaard já estão seguindo os rastros de Ciri, que, gravemente ferida, se recupera no casebre do eremita Vysogota, perdido no meio de um pantanal. Será que o bruxo conseguirá achar Ciri? Qual será o papel da lendária Torre da Andorinha?”

7. A Senhora do Lago (1999)

Capa do livro A senhora do lago

Páginas: 560
Compre na Amazon

A senhora do lago, na primeira edição lançada pela editora, é dividido em volume 1 e 2.

Sinopse: “Enquanto Yennefer permanece prisioneira e Geralt passa o inverno sob o charme de Fringilla, Ciri é projetada em um mundo paralelo ao penetrar na Torre da Andorinha. Agora, sob o domínio do elfo Avallac’h, ela só poderá ser livre se aceitar dar um filho ao rei dos Amieiros. A jovem conseguirá fugir para salvar seus amigos? Cansada de fugir, Ciri percebe que encarar seu destino é a única forma de salvar aqueles que ama. Nesse meio-tempo, a companhia de Geralt finalmente chega ao castelo de Stygga. Para proteger Ciri e Yennefer, o bruxo se vê obrigado a enfrentar mais uma vez o terrível feiticeiro Vilgefortz.”

8. Tempos de Tempestade (2013)

Capa do livro Tempo de Tempestade

Páginas: 434
Compre na Amazon

Sinopse: “Geralt de Rívia não podia imaginar o que o esperava ao chegar à cidade de Kerack.

Primeiro foi acusado de malversações financeiras. Depois, misteriosamente liberado sob fiança. E, finalmente, descobre que suas preciosas espadas, deixadas no depósito da guarda da cidade, tinham desaparecido. Tudo muito suspeito, ainda mais quando a feiticeira Lytta Neyd, conhecida como Coral, pode estar por trás desses acasos.”

As edições da coleção de livros The Witcher

As diferentes edições dos livros de The Witcher
As diferentes edições dos livros

No Brasil, temos 3 diferentes capas de livros do The Witcher.

  • A primeira edição lançada pela editora WMF Martins Fontes, que usava as ilustrações originais.
  • A segunda edição com as capas do jogo, que também saíram nos Estados Unidos.
  • A terceira e última edição é o box em preto, que inclusive está na nossa lista de livros mais bonitos para colecionadores

As adaptações de The Witcher

Os jogos e a série não são as únicas adaptações do universo de Sapkowski. Gerald também foi adaptado para a versão quadrinhos, board games, card games e até um filme polonês lançado em 2001.

Mas, basicamente, com o sucesso que foi o lançamentos dos jogos, temos 2 linhas do tempo separadas: a com base nos livros e a com base nos jogos.

História em quadradinhos (1993-1995)

Quadrinhos poloneses de The Witcher

The Witcher foi adaptado para os quadradinhos de 1993 a 1995 por Maciej Parowski, Boguslaw Polch e o próprio Sapkowski.

Filme The Hexer (2001)

Sim, o filme era chamado The Hexer, e o personagem Gerald era o autor Michal Zebrowski. Mas, sinceramente, prefiro o Henry Cavill hahaha.

Em 2002, lançaram também a série The Hexer, dirigida pelo mesmo diretor. Mas o escritor não era muito fã dessa adaptação.

Quadrinhos The Witcher da Dark Horse Comics (2014-2022)

Quadrinhos baseados na história do jogo The Witcher

Os quadrinhos da Dark Horse Comics, que foram lançados em 2014, são com base na história dos jogos e, por isso, não são canônicos ao livro.

Games (2007-202?)

Imagem do jogo The Witcher 6: Wild Hunt

Os jogos pela CD Projekt Red foram os que mais fizeram sucesso. Em 2007 foi lançado o primeiro jogo, que é um pouco estranho de jogar, seguindo com o 2 em 2011 e o 3 em 2015.

Apesar de a história do jogo se passar depois dos livros, Sapkowski não teve nenhum envolvimento com a criação do jogo. Ele nem acreditava muito que os jogos teriam o sucesso que tiveram.

Novo jogo The Witcher

Em 2022 a CD Projekt Red divulgou que irá lançar mais um jogo da franquia, dessa vez sem Geralt. O jogo terá uma escola de Witcher inédita, a escola do Lince, nunca vista antes.

Além disso, o jogo usará Unreal Engine 5. Essas são as poucas informações que temos sobre The Wicher 4 até agora.

Jogo de mesa

Capa do Guia RPG The Witcher

Se você é fã de RPG de mesa, também é possível jogar com o universo do The Witcher. Esse tem algumas versões. The Witcher: A Game of Imagination, baseado nos livros, foi lançado em 2001.

A edição que temos no Brasil é baseada nos jogos, em parceria com a produtora CD Projekt Red. São algumas edições:

  1. The Witcher RPG (2020): o guia principal com classes, bestiário, feitiços e sistema de combate.
  2. The Witcher: Senhores Feudais (2020): um guia com estatísticas dos personagens, novas raças e profissões, além de um escudo de quatro painéis com tabelas e informações para os mestres.
  3. The Witcher: O Diário do Bruxo (2021): novos monstros, sistemas e um pouco mais da história do universo.
  4. The Witcher: Livro de Contos (2022): um complemento com mais 6 aventuras, com mais monstros e conteúdo novo.

Você pode comprar todos na Amazon.

A série da Netflix

Para fechar, temos também a adaptação dos livros feita pela Netflix.

Apesar de ser baseada nos livros e não nos jogos, a série tem várias diferenças (que alguma hora quero trazer para vocês também).

The Witcher já está na 2ª temporada, com a 3ª já confirmada possivelmente para 2023. Além disso também vamos ter outro série chamada “The Witcher: A Origem”.

Ela será ambientada no mundo élfico, 1200 anos antes dos eventos em The Witcher, na Conjunção das Esferas. Essa temporada irá estrear em 2022.

Deixe um comentário