O ano de 2022 começou e, com ele, chegou o momento de resumir nossas leituras ee falar sobre quais foram os melhores livros que lemos em 2021!

Teve livros antigos, recém-lançados, ou até aqueles queridinhos que todo mundo fala. E de foram geral, eu, o Jael e a Bruna, os 3 integrantes do Amor por Livros, lemos mais do que em anos anteriores.

Então imagine quão difícil foi escolher só alguns livros hahaha. Confira os nossos melhores livros do ano passado por cada integrante do projeto:

1. Duna, Crônicas de Duna #1

Capa do livro Duna, de Frank Herbert

Lido por: Ana
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Comprar na Amazon

Opinião: Já haviam me falado várias vezes para ler essa obra, muito antes de chegar qualquer notícia de adaptação.

A promessa é que seria um livro incrível, com uma história realmente impactante. Parecia promissor, mas com a lista de livros só aumentando – e eu não sendo particularmente uma fã de ficção-científica – acabei deixando.

Mas com a notícia do filme de 2021, decidi acelerar a leitura para antes do lançamento e evitar os spoilers. Foi uma boa decisão. Duna é incrível mesmo, e agora posso dizer que gosto de ficção científica também hahahhaha.

Mesmo se você já viu o filme, te convido a saber mais no post Por que ler Duna para entender porque todo mundo fala desse livro.

2. Orgulho e Preconceito

Capa do livro Orgulho e Preconceito

Lido por: Ana
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Comprar na Amazon

Opinião: Eu não esperava muito de Orgulho e Preconceito. Por ser um dos livros de Jane Austen mais populares, eu achei que seria só mais uma história de amor clichê: aquele livro que todo mundo fala, mas que não deveria ter tanto mérito.

Mas que bela surpresa foi. A construção dos personagens é magnífica, o humor e o sarcasmo é perfeito, e a história até que não é tão bobinha assim (principalmente se considerar quando esse livro foi publicado). Vem ver a minha opinião completa na resenha de Orgulho e Preconceito.

3. Nascido do crime: Histórias da minha infância na África do Sul

Capa do livro Nascido do Crime

Lido por: Ana
Nota: ⭐⭐⭐⭐ ⭐
Comprar na Amazon

Opinião: O que tem nesse livro é inesquecível. Uma verdadeira lição de vida, história, maternidade e preconceitos enraizados.

Dando um contexto geral, Trevor Noah hoje é um comediante e apresentador sul-africano. Nesse livro de memórias, ele conta com muita leveza e emoção como foi crescer na África do Sul durante o Apartheid. Principalmente sendo ele pardo: sua própria existência a prova do crime de seus pais, um fruto de uma relação entre uma negra e um branco.

Uma das coisas que me impactou – e digo que foram várias – foi quando Trevor Noah comenta sobre como a história da África do Sul praticamente não é ensinada nas escolas. Em como era viver lá sendo negro ou pardo ou asiático (alguns asiáticos, pelo menos) até poucos anos atrás. E realmente sabemos muito pouco do que realmente se passou pelo país.

É um choque de realidade. São tantas coisas que nem fazemos ideia, coisas que nunca nem passaram pela minha cabeça. Fora a mãe dele, Patricia, que é uma mãe em tanto e criou o filho para não se limitar ao que os outros achavam que era possível ou não.

4. Eragon

Capa do livro Eragon

Lido por: Ana
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Comprar na Amazon

Opinião: Eu não sei até onde a nostalgia impacta na minha opinião sobre Eragon, mas não posso negar que foi uma das minhas leituras mais prazerosas do ano.

Apesar de suas fraquezas em termos de escrita, Eragon sempre me fascinou. A história, os personagens, o laço entre dragão e cavaleiro. Esses pontos foram o que me fizerem acompanhar a saga até o lançamento do último livro, Herança.

No caso desse livro, eu tive medo de reler uma das minhas histórias favoritos da vida e acabar não gostando mais (ainda estou nessa mesma luta se leio As Brumas de Avalon ou não). Mas agora posso afirmar que é algo muito além da idade ou de um gosto particular.

E foi por isso mesmo que eu resolvi escrever uma resenha do livro Eragon mesmo sendo a minha, sei lá, 5ª ou 6ª leitura do livro.

5. Mistborn: O império final

Capa do livro Mistborn O Império Final

Lido por: Jael
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Opinião: Que livro! A saga Mistborn é o tipo de leitura que eu amo: um universo diferente com sua mitologia própria. A cada página vamos conhecendo um pouco mais sobre essa rica história.

Nesse mundo, o terrível império final governa através do Senhor soberano, um ser imortal proclamado como deus. Já os skaas são pessoas escravizadas, que nem são consideradas humanas, mas sustentam toda a base dessa sociedade onde poucos possuem luxo.

Dentro dessa sociedade, algumas pessoas possuem o dom de usar poderes de metais através da ingestão dos mesmos, chamadas brumosos. Mas ainda mais raro que eles, existem os nascidos das brumas, pessoas que conseguem queimar todos os metais conhecidos para essa finalidade.

Já tinha lido outro livro de Brandon Sanderson (Coração de aço), mas que não chega nem perto da qualidade de Mistborn. Vale citar que O império final é o primeiro livro da primeira trilogia (A segunda trilogia aborda histórias anos no futuro). Recomendo MUITO a leitura desse livro para os fãs do gênero de fantasia, ele é imperdível!

A Ana também recomenda e até já fez uma resenha de Mistborn 1: O império final um tempo atrás.

6. Alexander Hamilton

Capa do livro Alexander Hamilton

Lido por: Jael
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Comprar na Amazon

Opinião: Como um órfão, sem educação formal, em uma ilha no Caribe destruída por um furacão, acabou se tornando uma das pessoas mais importantes dos EUA?

Conheci melhor sua história com o incrível musical “Hamilton” criado por Lin-Manuel Miranda. O amor que eu possuo sobre esse musical é quase indescritível, e eu fico muito feliz que algumas pessoas próximas a mim compartilham da mesma opinião e que possamos conversar e discutir sobre a história, adaptações, curiosidades, músicas e temas abordados.

Comprei o livro assim que saiu no Brasil, e como professor de história e fã do musical, o livro foi perfeito. Apesar do tamanho do livro, sua leitura foi sempre agradável e com ótimas informações sobre o período da história americana.

Eu conto mais na resenha do livro Alexander Hamilton, aqui no blog.

7. Devoradores de Estrelas

Capa do livro Devoradores de Estrelas

Lido por: Jael
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Comprar na Amazon

Opinião: Gostei muito do primeiro livro do autor (Perdido em marte). É um livro envolvente e muito engraçado, daqueles que te fazem não querer parar de ler pra saber o que vai acontecer. E também ganhou uma boa adaptação para os cinemas.

Sai o segundo livro de Andy Weir: Ártemis, a hype estava lá nas alturas, e pra mim o livro não conseguiu chegar nem perto da qualidade de Perdido em Marte.

E então o terceiro livro é lançado. E apesar da preocupação… sim, ele é incrível. Fui ler sabendo do mínimo (Apenas que era um Plot espacial) e recomendo a todos que façam isso.

Devoradores de estrelas é um livro fantástico que me fez ficar muito curioso pra saber o desenrolar da história. Pra quem gostou de Perdido em Marte, esse livro é obrigatório. Contei nessa resenha de Devoradores de Estrelas porque ele foi minha leitura favorita de 2021.

8. O Guia do Mochileiro das Galáxias

Capa do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias

Lido por: Bruna
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Comprar na Amazon

Opinião: Sempre tive curiosidade de ler esse livro porque muita gente leu e amou, mas achei que fosse ser uma leitura difícil, em que ia precisar ficar muito tempo imaginando os cenários e personagens. Mas não foi isso que encontrei quando li. 

Achei uma leitura engraçadíssima, me peguei rindo alto várias vezes. Não conhecia nada da história e achei o máximo a destruição da Terra já no início do livro  (para ser construído uma via expressa hiperespacial) e as aventuras absurdas que Arthur Dent e Ford Prefect se metem. 

A criatividade e o humor ácido do autor me encantaram, foi impossível não me apaixonar e não ler o segundo livro na sequência. 

9. O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo

Capa do livro O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo

Lido por: Bruna
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Comprar na Amazon

Opinião: O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo tem um estilo O pequeno príncipe, várias ilustrações lindas, reflexões potentes, que podem ser tanto para crianças quanto para adultos. O diferencial dele é que não precisa ser lido do início ao fim, você pode abrir em qualquer página que vai ter uma mensagem/reflexão linda, ou ler a partir dali que vai se encantar igual.

Esse livro conta a história de um menino solitário que encontra uma toupeira, passam a andar juntos, contemplando o desconhecido e encontram uma raposa. Nunca é fácil para uma toupeira encontrar uma raposa, essa que fica quase o tempo toda silenciosa e cautelosa porque já se machucou demais. Após isso, o grupo encontra um cavalo muito grande, mas também muito gentil. 

Com uma delicadeza esse livro tocou meu coração com mensagens sobre coragem, sobre gentileza, sobre aceitação, sobre a relação com você mesmo e com os outros.

Achei tão lindo e profundo, que quase todos os meus amigos ganharam esse livro de aniversário em 2021 hehe. Fiz também uma resenha para contar um pouquinho mais por que O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo me encantou.

10. Amor & Gelato

Capa do livro Amor & Gelato, de Jenna Evans

Lido por: Bruna
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Comprar na Amazon

Opinião: Ele é o tipo de livro de romance que eu gosto, o que não foca no romance (hehe) e que tem uma aventura junto. O fato dele se passar na Itália, lugar que eu quero muito conhecer, pode ter sido um plus pra eu gostar tanto desse livro? Pode! Mas vai por mim, ele é tão bem descrito que você não tem como não conhecer a Itália junto com ela sem se apaixonar por aquele lugar.

O livro conta a história de Lina, uma menina que acaba de perder a mãe e se vê obrigada a passar um tempo na Itália com seu pai (que até pouco tempo nem sabia da existência dele). 

Mesmo contrariada, ela vai em respeito ao último pedido da mãe e, quando chega, lá recebe um diário que sua mãe escreveu durante o período que morou na Itália. Nele ela relata suas aventuras, lugares favoritos,  romances escondidos e um segredo que pode mudar a vida de Lina. Nesse meio tempo, Lina acaba conhecendo Ren, um menino meio italiano e meio americano, que a leva para se aventurar pela Itália refazendo os passeios e aventuras que sua mãe fez.

O livro tem uma escrita super fluida, gostosa e leve de se ler. A autora descreve a aventura e os lugares de uma forma incrível, parece que você está lá, visualizando o lugar, sentindo o vento no rosto enquanto eles andam de Vespa pela Itália.

Talvez seja um livro bobo ou água com açúcar para muitas pessoas, mas ele aqueceu meu coração e me emocionou.

OBS: Quando terminei de ler, quase comprei uma passagem para ir para a Itália, mas como não pude financeiramente, acabei comprando uma versão física do livro para reler e viajar para lá sempre que eu quiser.

O livro está também na nossa lista de melhores livros de romance.

Destaques literários de 2021

🏆 Favorito Ana: Eragon

🏆 Favorito Jael: Devoradores de estrelas

🏆 Favorito Bruna: Amor & Gelato

2021 rendeu uma lista bem variada. Desde histórias reais, fantasias, ficção-científica, suspense, romance e clássicos.

E para você, qual foi o seu livro favorito esse ano?

Deixe um comentário